domingo, 10 de dezembro de 2017

Jantar da ACD Pica: Não acredito nos nossos políticos - Disse "Chico da Pica"!


Texto e fotos: Abel Castro 


A ACD Pica levou a cabo o seu Jantar de Natal 2017, contando para o efeito com presença da Direcção e Órgãos Sociais do Clube, atletas das suas duas equipas de futebol sénior (a equipa principal e a equipa B), treinadores, equipa de ciclismo e alguns convidados, entre eles o ex-jogador do clube, Álvaro e Rui Rodrigues, o "Pica", ciclista profissional do Louletano.

O Presidente Francisco Oliveira teve um discurso inflamado e direccionado objectivamente para os políticos do nosso concelho, sem mencionar nomes. 
"Chico da Pica" disse estar "decepcionado com a falta de alguns que foram convidados e não compareceram, os mesmos que nos batem com as mãos nas costas em época de eleições. Estou profundamente desiludido com esses senhores, mas eu não tenho o rabo preso como muita gente deve ter. Ando no futebol há muitos anos e estou a pensar seriamente concorrer contra o meu presidente (Pinto da Costa) que diz que vai concorrer ao Guiness Bock, mas eu sinceramente vou pedir um histórico à AF Braga dos meus anos de dirigente e se calhar até vou ganhar", disse ironicamente.

"Alguns clubes apregoam a formação como sendo os maiores do mundo, embora eu seja a favor porque tenho um filho que joga na AD Fafe, mas quem paga as suas despesas todas sou eu. São os pais dos meninos que pagam tudo aos clubes, não esqueçam isso. Como tal, não é assim tão difícil ter esses escalões que a Pica também já teve. Mas fruto da distância do nosso campo para a sede do concelho, 16 quilómetros ida e volta, os pais optam por colocá-los mais perto. Mas os nossos políticos gostam muito da palavra formação.

Meus amigos, o Pica esta época não teve formação, é certo. Mas temos uma equipa na Divisão de Honra da AF Braga, uma equipa B na 1.ª Divisão da AF Braga, temos a nossa equipa de ciclismo que foi campeã no ano de arranque e eleva bem alto o nome de Fafe, conhecidos nas estradas pelos "Pica". Temos o nosso conterrâneo ciclista profissional do Louletano, Rui Rodrigues, que é conhecido por "Pica", tal como eu que sou o dirigente com mais anos de filiação na AF Braga, e até em Viana ou no Algarve me conhecem pelo "Chico da Pica". Temos a corrida de rolamentos a contar para o campeonato nacional e temos ainda os Cantares ao Desafio anual que é uma romaria onde participam milhares de pessoas de todo o Baixo e Alto Minho, mas aqui os pais não pagam nada para assistir aos nossos eventos", referiu.

Francisco Oliveira foi muito mais longe, atacando quem achou que devia e defendendo quem merece, porém, disse, pondero abandonar o desporto no final desta época. 

Veja o vídeo completo do seu discurso em FafeDesportivo clicando AQUI.

Gabriel Castro, responsável pela equipa de ciclismo do Pica, relembrou que "foi há um ano que tudo começou. Volvido este período, a secção de ciclismo da ACD Pica/DCC, foi para as estradas deste país e conquistou desde logo vários títulos. Hoje já somos conhecidos no pelotão como os "Pica" a exemplo do Rui Rodrigues, nosso colega aqui presente e que é ciclista profissional do Louletano, que é também conhecido no país inteiro como "O Pica", como disse o nosso presidente e é verdade.

Por falar no Rui Rodrigues (na foto), devo dizer-vos que foi ele quem nos lançou nas estradas portuguesas com as camisolas do Pica.
Estamos em franca evolução, temos já elementos novos para a equipa e ainda para coordenar a nossa secção, caso do Rui Rodrigues, que apesar de ser profissional, ainda vai dispor de mais tempo para nos ajudar porque entendeu que este nosso projecto vingou. 
Agradeço à Direcção do Pica na pessoa do seu Presidente Francisco Oliveira que esteve connosco desde a primeira hora", disse.

Flávio o capitão da equipa B também usou da palavra dizendo;
"Todos estamos muito gratos ao Presidente do Pica por ter criado esta equipa B de futebol. Somos jovens, somos amigos de longa data e se não fosse o Pica provavelmente íamos jogar para longe do nosso concelho e com possibilidades reduzidas. Desta forma, sob a coordenação técnica dos nossos misters Rafael Leite e Tony Machado, estamos todos unidos e a fazer coisas bonitas no futebol da AF Braga. Muito obrigado", concluiu.

O treinador desta equipa, Rafael Leite, referiu que "este é um projecto pioneiro em Fafe, não remunerado, e estamos perto de conseguir aquilo a que nos propusemos. 
Os meus jogadores têm uma taxa de 92 % de presenças aos treinos, o que revela bem a ambição de todos eles.
Deixou ainda palavras de incentivo para a equipa principal, dizendo que ainda há muito campeonato pela frente, já vi a equipa jogar algumas vezes e vocês têm valor, não só para sair da zona incómoda onde estão, mas também para ficar perfeitamente no meio da tabela", afirmou.
O capitão de equipa David referiu que "se tivesse saído na época passada se calhar era o ideal, porque já ando nisto há bastantes anos. Mas já que continuo no Pica, garanto que estou de corpo e alma tal como estão todos os meus colegas.
Uma das pessoas que personifica isto, companheiro de muitos anos nas alegrias e nas tristezas, é o nosso amigo Álvaro que acabou o futebol federado na Pica mas hoje está aqui com a nossa família". De voz embargada e de lágrimas nos olhos, David ofereceu a Álvaro a sua camisola do Pica com o nome do seu pai nas costas, num dos momentos mais altos da noite.

Por seu turno o veterano Álvaro disse que "sinceramente não estava à espera disto, apenas me convidaram para jantar e eu nunca digo não ao Pica. Sinto-me sensibilizado com o gesto nobre do meu amigo David, a quem muito agradeço. Para vocês meus amigos da equipa sénior, oiçam sempre os conselhos dos mais velhos, não porque sejam superiores, nada disso, mas conhecem bem a mística deste clube que tão importante é para todos vós", concluiu com um forte abraço ao seu amigo David.

A terminar e derivado à ausência momentânea do actual treinador Paulinho, que marcou presença mas tinhas outros afazeres da sua vida profissional, Carlos Ribeiro (Casagrande) fechou os discursos para falar da equipa sénior.
"Meus amigos, a equipa técnica promete-vos que o Pica vai sair desta situação menos boa. Conhecemos bem o nosso valor a sabemos que de um momento para o outro tudo vai mudar a nosso favor. Sei bem que vocês também acreditam no futuro do nosso grupo. Obrigado a todos e um Santo Natal", terminou.




0 comments:

Enviar um comentário