segunda-feira, 12 de junho de 2017

AD Fafe: Candidatura de José Marques Mendes não foi aceite. "Se o Fafe não subir, vamos provocar eleições antecipadas"


Texto e fotos: Abel Castro


A lista liderada por José Marques Mendes convocou uma conferência de imprensa ao final da tarde desta segunda-feira, para anunciar aos seus apoiantes e associados da AD Fafe que a sua candidatura não foi aceite pelo Presidente da Assembleia Geral do clube.

Marques Mendes começou por agradecer a presença dos media (Comunicação Social) de Fafe, reconhecendo que todos estão a fazer um bom trabalho em prol da AD Fafe.

"O Clube vive um momento de eleições e acho que são poucos os que se recordam da AD Fafe ter duas listas concorrentes aos seus Órgãos Sociais, o que em minha opinião é bom.

A nossa lista foi rejeitada pelo Presidente da Assembleia Geral, porque segundo o próprio, não tínhamos os elementos todos, por exemplo, se deveríamos ter 11 elementos tínhamos nove. Mas foi rejeitada sem alguma ilegalidade, porque quando fomos alertados, passadas duas horas a nossa lista estava completa. É necessário dar um determinado tempo para corrigir eventuais falhas e isso não foi feito.

Considero esta decisão o Presidente da Assembleia Geral tomou uma decisão ilegal, injusta e muito má para o clube. Formamos um grande grupo de homens cujo propósito era servir e dar o melhor pela AD Fafe, mas não nos deixaram. Homens que não precisam de cargos, que estão bem na vida, que não precisam de mordomias. Pessoas que gostam do Fafe, de Fafe e queriam servir a AD Fafe.

Esta decisão é má para o clube. A concorrência é sempre boa e positiva. Era sangue novo que se apresentava, eram energias novas que se apresentavam, ideias novas para a AD Fafe. Não perceber isto, é não perceber nada dentro do associativismo. 

Eu e os meus colegas de candidatura somos vítima de uma ilegalidade. Queríamos servir o clube e fomos impedidos de o fazer. Queríamos levar por diante um projecto para o Fafe que já está desenhado já há algum tempo. 

Hoje fomos postos de fora, mas amanhã voltaremos ainda com mais força, e seguramente com maior convicção. 

Respondendo à Comunicação Social presente, José Marques Mendes respondeu; É importante neste momentos separar as razões das emoções. Perguntem ao Presidente da Assembleia Geral o porquê de ter recusado a nossa candidatura. Façam-lhe essa pergunta a ele. O clube está organizado e só ele pode responder, até porque terá tomado decisões diferentes no passado em relação à que tomou hoje.

Respondendo a outra questão relacionada com a entrada tardia da sua lista, Marque Mendes disse; Segundo os juristas que me foram aconselhando, é normal em actos eleitorais haver pequenas falhas nas entregas das listas, seja em termos desportivos ou políticos mais amplos. E portanto é concedido um prazo para corrigir. Como disse, nós ao final de duas horas tínhamos a nossa lista devidamente organizada e completa. Foi um preciosismo do Presidente.

Continuou a responder, dizendo; Esta lista deixa um desafio a quem vai dirigir o clube nestes próximos tempos. E deixamos três desafios aos três Orgãos que dirigem o clube. Ao Presidente da mesa da Assembleia Geral, por razões óbvias, pedimos como sócios que cumpra a faça cumprir o regulamento da AD Fafe. O que motivou o Presidente a rejeitar a nossa lista foi o artigo 91. Mas já agora eu chamo a atenção para o artigo 31, 61, 73, 74 e 76, que eu creio que não estão a ser cumpridos dentro do normal funcionamento da AD Fafe. 

Ao novo Presidente do Conselho Fiscal, peço que faça aparecer as contas da SAD. Ninguém sabe nada sobre a SAD onde o clube investiu 200.000,00 €. Há dias toda a gente aprovou as contas da Direcção, eu próprio o fiz para não ser uma ovelha negra, mas ninguém soube nada sobre as contas da SAD. Ainda em relação ao Conselho Fiscal, eu alerto para o facto de se saber como se dirige o clube e a SAD. Se uma Direcção de um clube tem dois anos,a Direcção da SAD também deve ter dois anos. Cuidado porque o clube não tem experiência nesta área, tem uma SAD há muito pouco tempo e os sócios vão aperceber-se desta incongruência. 

Por fim, é o desafio que deixo para a Direcção do Clube. Como sócios todos queremos o bem do Clube. O facto de não irmos agora a eleições não quer dizer que vamos ser os profetas da desgraça. Não é quanto pior melhor, nós não queremos o pior do Fafe. No entanto adianto que, se esta Direcção não conseguir levar o Fafe à subida imediata de divisão, nós desafiamos a Direcção a demitir-se e criar eleições ainda antes dos dois anos. Se subir, que façam o mandato até ao fim, caso não o consigam, nós estamos preparados para dar outro destino ao Fafe", referiu.












0 comments:

Enviar um comentário