sábado, 14 de maio de 2016

Fut. Popular: ADC S. Clemente venceu a edição 2015/16 em seniores (Vitória por 1-0 em Quinchães)

Texto e fotos: Abel Castro

Muito público no Campo Mata das Águas em Quinchães, para presenciar uma partida de elevada importância que teve como intervenientes os Amigos de Quinchães e o S. Clemente.
Ambos partiram para este jogo, o último da temporada, com as aspirações intactas de se sagrarem campeões, tendo no entanto o S. Clemente uma ligeira vantagem, dado que uma igualdade bastava para alcançar o título.
O primeiro lance com algum perigo pertenceu aos Amigos de Quinchães, com Moreira a rematar forte para as mãos de Fernando, com apenas um minuto disputado.

Seguiu-se um período de algum equilíbrio que permaneceu durante os primeiros 15 minutos.
Aos 28' veio então a melhor oportunidade de golo. Joni surgiu isolado junto à baliza dos Amigos, mas o guardião Vitinha, arrojado, tirou o pão da boca ao avançado do S. Clemente,
ficando inclusivamente tocado.
Os de Quinchães estavam mais rematadores, essencialmente com pontapés de meia distância, mas não acertavam no alvo.
Aos 41' Sandro ainda levou a bola ao fundo das redes de Fernando, mas o árbitro assistente considerou deslocação.
Com uma igualdade a zero na primeira metade, esperava-se mais para a etapa complementar, embora o resultado servisse ao S. Clemente.
Aos 51' os Amigos de Quinchães estiveram muito perto do golo, com Sandro a enviar a bola de cabeça ao poste direito da baliza do S. Clemente.
Respondeu Vítor, a obrigar Vitinha a ir ao chão para segurar o seu remate.
Volvidos 10 minutos surgiu o único golo da partida. Numa jogada de ataque dos de Silvares S. Clemente, Vitinha não segurou a bola, tendo surgido oportuno Puto, a enviar a bola para o fundo das redes num golo muito festejado.
Os Amigos de Quinchães responderam com dois cantos, mas estava forte e segura a defender a turma de S. Clemente.
A equipa de Albano Ferreira foi forçada a baixar o seu bloco, com os Amigos a actuar com mais posse de bola junto à baliza visitante.
Aos 76' Edgar subiu no terreno, ganhou um ressalto, tendo a bola saído a escassos centímetros do poste direito da baliza de Fernando.
Com cerca de 15 minutos para jogar, o S. Clemente fez o que lhe competia, ou seja, sentindo que tinha o título praticamente assegurado, geriu o jogo com bastante eficácia defensiva, saindo de quando em vez em jogadas de contra-ataque.
Os instantes finais não trouxeram mais situações de golo, com o S. Clemente a actuar de forma segura e a merecer o título de Campeões da Liga de Futebol organizada pela Associação de Futebol Popular de Fafe, perante um digno vencido como foram os Amigos de Quinchães.
Realce-se o comportamento excelente de todos os intervenientes neste jogo, bem como do público presente na Mata das Águas.

Jogo no Campo Mata da Águas, em Quinchães, Fafe.

GD Amigos Quinchães: Vitinha, Pica, Edgar, Valter, Neco, Castro, Mica (Leonel 63), César, Moreira, Mário e Sandro.
Treinador: Fernando Porto

AD S. Clemente: Fernando, Toni, Pinto, Carneiro, Vítor, Marcelo (China 75), Mendes, Joni (Pitão 87), Puto (Sérgio 71), Buba (Tikinho 63) e Cête (Maia 59).
Treinador: Albano Ferreira.

Declarações:

Puto: (Autor do golo da vitória)

"Foi importante, mas o golo da minha carreira ainda está para vir"

"Realmente foi um golo importante. Estes momentos são únicos para quem trabalhou o ano todo a passar por várias dificuldades, com provocações dos adeptos quando éramos derrotados.
Nas nossas derrotas assumimos sempre que os adversários foram superiores, mas nunca paramos de lutar e acreditar sempre que era possível chegar aqui e fazer esta grande festa.
Como disse, foi um golo importante, mas o golo da minha carreira ainda está para vir, mas tenho a noção que o meu nome fica gravado na história do clube.
Esta vitória é para dedicar a toda a Direcção, a todos os meus colegas de plantel e a todos os adeptos do S. Clemente.
Não penso para já noutros voos. Se continuar, irei continuar a vestir a camisola do S. Clemente.
O campeão não voltou, mas chegou, com a promessa de que vai continuar" disse.


Albano Ferreira (Treinador dos Campeões)

"Quero partilhar este momento com o Mister Marçal"

"Sabíamos que este jogo iria ser bastante complicado, porque os Amigos têm uma excelente equipa.
Conseguimos o que queríamos, fruto de muito trabalho da Direcção, dos jogadores e equipa técnica.
Conseguimos, foi duro mas valeu. 
Quero endereçar os meus parabéns a todas as equipas adversárias, porque se bateram sempre dignamente.
Penso que fomos uns justos campeões. Se tivesse sido outra equipa penso que também havia justiça, mas sinceramente, julgo que merecemos. 
Não sei se vou continuar porque não tenho tempo para isto. Adoro no entanto treinar, adoro a minha malta, mas para já é prematuro avançar com ideias para a próxima época. Importa é festejar com todo o grupo de trabalho.
A minha corrida ao carro no final de jogo foi um festejo pessoal. Quero hoje partilhar esta vitória e esta alegria com o mister Marçal, porque este êxito também lhe pertence. 







0 comments:

Enviar um comentário