quarta-feira, 27 de abril de 2016

Diana Durães está nos Europeus de Londres e já só pensa no Rio de Janeiro!!!



A preparar a participação nos Europeus de Londres, Diana Durães já não esconde que sonha mergulhar no Rio, em agosto
Por João Queiroz

Diana Durães contou até três. Três recordes seniores e absolutos estabelecidos no espaço de apenas dois dias durante os Campeonatos Nacionais, que decorreram de 11 a 13 de março, no Jamor. Não é de agora, já vem de trás. Diana vem colecionando recordes quase à mesma velocidade com que “corre” dentro de água. Talento não lhe falta, ambição e determinação também não. Sonha com um lugar na final dos Europeus de Londres, em maio, onde tem presença garantida, e diz que em agosto quer estar nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

Sábado, 11 de março, segunda jornada dos Campeonatos Nacionais de Juvenis, Juniores e Absolutos. Diana regressa moralizada ao Complexo de Piscinas Olímpicas do Jamor. Na véspera, tinha garantido os mínimos para os Europeus nos 400 estilos. E volta a não dar hipóteses à concorrência na prova dos 400 metros livres. Nada-os em 4.13,34 minutos e espera sete segundos para ver chegar ao fim a grande rival, Tamila Holub, do Sporting de Braga. Arrasador. E inesperado, confessava no fim, perante tamanha diferença. Há cinco anos que tinha na mira aquela marca, que ainda lhe confirmava os mínimos para os Europeus nos 400 estilos, com 4.49,45. Não acreditava que os conseguisse fazer ali, naquele dia. “Estou muito feliz por este resultado. Não tenho palavras”, dizia ainda a nadadora de 20 anos, natural de Fafe. Diana reforça o estímulo para o dia seguinte.

Domingo, 12 de março, terceira jornada. Diana entra na água para fazer os 800 metros livres. É a especialidade da grande adversária, Tamila Holub, não a sua. Mas a portista entra bem, sabe que não tem nada a perder. E ganha. Nada a distância em 8.43,58 minutos, retirando cerca de dois segundos à anterior marca que estava nas mãos da nadadora do Sporting de Braga, que, desta vez, chegava quatro segundos depois. “Tentei ir com ela. Aos 500 metros foi muito difícil, aí foi a cabeça que aguentou. No final, sei que sou sempre mais forte e puxei aqueles 50 metros. Acho que a Tamila acabou por se cansar um bocadinho”, contou.

Diana saía da piscina ainda mais motivada e regressava, mais tarde, para atacar os 200 metros. Não há duas sem três, já diz – e bem - o ditado, porque lá veio o terceiro. A nadadora completa a prova em 2.02,65 minutos e bate mais um recorde, que pertencia, desde março do ano passado, à colega de equipa Maria Teresa Amorim, capitã da equipa feminina heptacampeã nacional do FC Porto, que terminou no terceiro lugar. “Melhor era impossível. Foi difícil. Não estava à espera. Entrei na água com grande motivação e a parte psicológica contou muito”, reconhecia a nadadora azul e branca que este mês também disputou o Open de Espanha, em Barcelona.

Com bilhete garantido para os Europeus de Londres, Diana quer mais e não esconde que já só pensa em mergulhar no Rio, em agosto, nos Jogos Olímpicos: “Nada é impossível e quero competir com as atletas de topo. Estou a chegar a um patamar em que é cada vez mais difícil melhorar os tempos”.

OS TEMPOS DE DIANA

2.02,65 minutos: a marca com que nadou os 200 metros livres no último dia dos Nacionais, batendo o recorde de 2.03,14 minutos, que pertencia, desde o ano passado, à também portista Maria Teresa Amorim.

4.13,34 minutos: o tempo com que estabeleceu um novo máximo nacional nos 400 metros livres, durante a segunda jornada.

8.43,58 minutos: o recorde estava na posse de Tamila Holub, obtido no ano passado, nos Nacionais de Coimbra, e Diana retirou-lhe cerca de dois segundos com uma nova marca.

0 comments:

Enviar um comentário