quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

GRANDE ENTREVISTA com os cinco irmãos fafenses Freitas Abreu em França! Cinco irmãos ídolos uns dos outros!!!


José Abreu, Armando Abreu, Alberto Abreu, Sérgio Abreu, Manu Abreu e, de pé, Joaquim Ferreira Abreu (pai) 


Redacção
Coach Adjoint.com

A revista francesa Coach Adjoint.com juntou os cinco irmãos fafenses Freitas Abreu em França, para uma maravilhosa entrevista que constitui uma magnífica história desta família que "só vive e respira futebol"...

Todos os jogadores de alto nível, os cinco irmãos Abreu Freitas representam um papel exclusivo no futebol francês. 
O valor, humildade e respeito continuam a levar a vida dos cinco fãs, para quem uma bola faz fervilhar as suas veias.

É uma fábula como o amor e histórias infantis. Ela fala do destino, valores, fraternidade e ajuda mútua.
A história da família de desportistas portugueses e fafenses Freitas Abreu, não caberia nesta paisagem. Deve ser dito que os irmãos estes cinco irmãos, vivem o mesmo e único objectivo comum, o futebol vírus imaculado ainda muito jovem pelo pai Joaquim Ferreira de Abreu, um grande fafense e jogador de futebol português na 2.ª divisão, A.D. Fafe, um pai que viria mesmo a ser um verdadeiro exemplo e ícone para o grupo dos  cinco filhos fantásticos do grupo masculino da família Abreu:

"Ele estava atacando Portugal. "diz Armando, o mais velho agora envelhecido 60, dois anos mais velho do que José, quatro mais do que Manuel, mais nove que Alberto e treze mais de Sérgio.
Cinco meninos que naturalmente seguiram o exemplo do pai Joaquim, muito comum nas famílias portuguesas, antes de vestirem todos os cinco a camisola de jogador de futebol. 

"A partir de uma precoce idade, eu me lembro de ter vivido em um ambiente de futebol delicado. Nós estávamos a falar apenas de futebol, pensar em futebol, a nossa ocupação e lazer era somente com o futebol. "
Mesmo para as três irmãs da família, também "forçadas" a viver o ritmo do rei do desportos.

Quartos cheios de cartazes, camisas, de galhardetes com derbys entre FC Porto e Benfica, tudo respira futebol em casa. 
Jogaram logo em campos relvados nos arredores de Paris, alternadamente, Armando, José, Manu, Alberto e Sérgio.
O pai vai roçar a terra, vestindo as camisas de Saint Gratien, Estrela Vermelha, ou Poissy clube parisiense histórico de quatro irmãos. 

Se Armando até à divisão 3, até José divisão 2 ou até que Alberto vai fazer uma mais do que respeitável carreira, o primeiro levou bem alto o nome da família foi Manuel Abreu. Treinado por Roger no Red Star Lemerre, Manu iria para Reims, o Paris SG, Nancy, Braga ou Quimper prosseguir uma carreira pontuada por 61 jogos na Divisão 1. 
Foi perseguido neste percurso por Sérgio Abreu, que carregou talento em Portugal, incluindo o SC Braga.
"Cada um de nós tem as suas predisposições para o futebol", assegura Alberto, guardião objetivo durante a sua carreira de jogador.
"Foram utilizados para progredirem nas suas carreiras. Pela minha parte, os meus quatro irmãos me serviram de modelo. Eles eram verdadeiros catalisadores e motivadores. Meus irmãos são meus ídolos". Mas os caprichos da vida, clubes, separações geográficas estavam lá. Soldadas como os cinco dedos lado a lado, os cinco irmãos agitavam os cotovelos para se  ajudarem uns aos outros, para se aconselharem mutuamente, apesar de quilómetros de dificuldades em estar juntos. 

"Eu lembro-me que no nosso último encontro estivemos os cinco num campo de futebol" diz Armando. A distância impede este tipo de compromisso. É uma pena, mas vamos ter a oportunidade de viver momentos intensos ", lembra Manu que não pode esconder sua emoção. 

O apoio mútuo, certamente, não é estranho para a sua conversão nos pontos chave: "Eu vivi a 300  % o futebol graças a meus irmãos, acrescentando...todos os domingos, eu estou à espera pelos seus resultados, eu temo por eles" refere.

José admite que preferia ficar na sombra como treinador adjunto no Estrela Vermelha em Poissy ou recentemente no Racing ao lado Manu. Ele continua: "O futebol é como os soldados, o futebol é de alguma forma a grande história da nossa vida, é a nossa família". 

Repetidamente, aos domingos à noite, não param os telefones e o calor das sms freneticamente para trocar impressões,  sabendo os resultados das equipas dos cinco irmãos.

MONTMORILLON atual técnico da Divisão de Honra, Alberto segue um pouco mais destacado dos seus irmãos: "Aos 25 anos, eu fiz a escolha da vida profissional enquanto o futebol continua, a nível amador. Eu senti que poderia ser útil para um grupo noutra Liga. A minha experiência de guarda-redes provavelmente me dá uma outra capacidade de análise. Mas eu fiz questão de não colocar o futebol
no centro da minha vida. Neste momento estou separado dos meus irmãos que vivem na mesma o futebol apaixonadamente. É sua vida, o seu DNA.

Manu, ex-treinador Reims, clube que ajudou a atingir lugares de destaque, Calais, no tempo de pós-corte nacional da França, serviu o Chartres na CFA2, continuando a sua missão no Racing Club de France, Divisão de Honra, para parar abruptamente no final de Outubro.
Uma decisão sentida pelos irmãozinhos: "Ele me tocou, realmente" lança Alberto. "Ele sabe que nós estamos ao seu lado ". Armando junta-se aos irmãos Abreu que foram mobilizados quando sua aventura também terminou abruptamente depois de um trabalho de fundo real durante oito anos. 

"É parte do trabalho  diz Manu diz sobriamente. Chegou ao final esta aventura, mas há que colocar acima de tudo os valores que a nossa família tem para nós.
Somos todos muito simples, a humildade é parte da nossa educação ", continua Manu segurando na mão o livro dos segredos de Abreu treinador.

"Somos pessoas altruístas. O desejo de transmitir algo é parte de nós. Estamos em partilha, cada um com o seu carácter limpo, mas esses valores emergem sempre. Este é certamente o que nós sentimos bem perto, apesar de todos estes anos. Temos a paixão do futebol comum. Ela se juntou a nós para a vida. "

A solidariedade, que nunca é esquecida por este quinteto. Duas vezes por ano, os cinco irmãos juntam-se sempre para participar em causas comuns. 

Em Portugal, o clássico entre S.L. Benfica e FC Porto divide os agora cinco treinadores: "Eu sou o único benfiquista enfrentando quatro apoiantes do Porto. Estes jogos são sempre "quentes" entre nós.  

É parte do folclore ", ri José de modo a manter a ligação com um país e uma dos pais em que o Sérgio Abreu é o mais jovem.
Este, dedicou uma carreira dedicada exclusivamente a sério no futebol português, especialmente em Braga e Tirsense na 1.ª divisão, depois de se iniciar na A.D. Fafe onde também alinhou como sénior na equipa principal. 

Existe sempre na família uma ligação real de união entre passado e presente. 
Mesmo com o futuro como explica Armando, o mais velho, de setenta anos, gostava de retomar o cargo de treinador de futebol, no Breton Retiers na DSR: "falar de táctica para todos os nossos encontros, todas as nossas refeições, colocando o futebol no centro de nossas discussões, é estimulante. 

"O meu filho também mergulhou de cabeça para esse ambiente." A sucessão é claramente pronta "José "congratula-se com o seu lado. 

O destino da família Abreu de Freitas no futebol nunca estará em condições de acabar. 
Quem sabe teremos certamente uma grande notícia para dar de novo ao futebol, que tem para a nossa família e para as nossas vidas, marcas que são naturalmente perpétuas.

0 comments:

Enviar um comentário