segunda-feira, 2 de março de 2015

Futsal A.F. Braga: Ass. Futsal Fafe/ Sol Poente venceu Amares 7-0 e está apenas a um ponto da liderança!

Texto: Pedro Veloso
Foto: Abel Castro

Na jornada 20 do campeonato distrital de futsal sénior masculino, série B, da A.F. Braga a Ass. Futsal Fafe/ Sol Poente deslocou-se a Amares para defrontar e vencer a congénere local do F.C. Amares. Apesar do adversário ser o atual último classificado, a primeira parte foi bastante disputada e equilibrada com a equipa fafense a embalar para o resultado mais folgado apenas na segunda parte.

Apesar de ter garantido o apuramento para a fase de subida da competição, a AFFSP encarou o jogo com a mesma ambição de sempre e objetivando a conquista de mais três pontos. Por sua vez, o Amares, formação que evoluiu bastante relativamente ao jogo da primeira volta, entrou forte na partida. Sendo agora uma equipa com maior conjunto de processos de jogo, muito por culpa do novo técnico, os amarenses entraram apostados em causa alguma surpresa e dispuseram de algumas oportunidades para se adiantarem no marcador. Valeu Rafa que, por duas vezes, e perante adversários isolados, conseguiu manter baliza fafense inviolável. Contudo e como quem não marca sofre, a AFFSP chegaria mesmo a marcar o primeiro aos 5 minutos de jogo. Numa altura em que pouco faria prever o golo fafense, o mesmo acabou por surgir dos pés de Carneiro que do meio da rua rematou forte e rasteiro ao segundo poste. No pavilhão ficou a sensação do guardião adversário ter sido um pouco mal batido.
Apesar do golo, a partida continuou muito equilibrada em todos os aspectos táticos, com os amarenses a levarem a lição bem estudada. Quando estava decorrido o primeiro quarto de hora o técnico dos visitados resolveu tentar surpreender ao apostar no guarda-redes avançado. Apesar da audácia dos amarenses, a superioridade não se conseguiu traduzir em nenhum resultado prático com a equipa fafense a revelar organização defensiva e inteligência tática para anular as intenções adversárias.
Antes do período de descanso, novo golo fafense acabaria por surgir ao minuto 17. Boa transição da AFFSP com Mica a desmarcar-se na paralela, isolando-se e na cara do guardião adversário a picar o esférico com classe para ampliar o resultado.
golos amares
Carneiro, Carlos, Roberto, Nuno, David e Mica marcaram os golos

O segundo tempo acabaria por embalar a AFFSP para um resultado mais folgado. Porém, os primeiros dez minutos seriam praticamente iguais, sob o ponto de vista tático, ao já referido anteriormente. Para ver novo golo só ao minuto 11. Boa recuperação de bola por parte de David já dentro do meio campo fafense. O camisa 17 conduziu o esférico a toda a velocidade em direção à baliza amarense e à entrada da área a desferir um pontentíssimo bico sem hipóteses de defesa para o guarda-redes. De realçar também que neste período se efetuaram trocas na baliza. Teixeira, que havia entrado para o lugar de Rafa ao intervalo, saiu pouco depois para dar lugar a Nuno, este último que viria a proporcionar o momento da tarde. Mas já lá vamos.
Com o 3-0 no marcador, a AFFSP soltou-se mais e superiorizou-se ao adversário, que pela primeira vez na partida ia dando mostras de sucumbir à qualidade visitante. Foi sem surpresas que o quarto golo surgiu, novamente com Carneiro a marcar e bisar na partida. O 5-0 surgiu dois minutos depois e aqui sim, Nuno, guardião fafense, a assumir protagonismo. O número 1 da AFFSP a ser decisivo numa saída de pressão, adiantou-se no terreno, e ao ser solicitado por David, a rematar forte e colocado para o fundo das redes adversárias. Um golo espetacular, não ele marcado por um guarda-redes e muito festejado por todos os colegas de equipa.
Com 5-0 no marcador, a equipa amarense voltou a ensaiar o guarda-redes avançado. No entanto, desta vez o risco teve os seus custos. Primeiro, num passe mal efetuado a bola acabou por sobrar para Roberto que com a baliza aberta rematou ainda antes do meio campo para fazer o sexto da partida. E logo de seguida, quando faltava apenas um minuto para o final da partida, David construiu uma jogada e fabricou, autenticamente, o golo e com gentileza ofereceu a Carlos que apenas teve que encostar e fechar a contagem. Destaque também para o regresso de Vítor, após paragem por lesão e que por pouco quase fazia um golo de belo efeito.
Com esta vitória e com o empate do líder Caldelas, a AFFSP está agora a apenas um ponto da liderança. Na próxima jornada há dérbi fafense de futsal entre a AFFSP e o Nun’Álvares.

0 comments:

Enviar um comentário