terça-feira, 24 de março de 2015

DESPORTO EM FAFE: antítese...CLUBES DE FAFE A MORRER À FOME!!!


 Redacção/Gil Soares

Este último fim-de-semana desportivo em Fafe foi um misto de orgulho com desilusão.

Se por um lado a Final 8 da Taça de Portugal em Basquetebol colocou Fafe num meio de divulgação nacional, por outro a situação de um clube de Fafe, nomeadamente o Silvares, deixou-me triste. Apesar de não ser o clube do meu coração vem ao encontro do que tenho dito já há algum tempo: -os clubes estão a viver um silencioso desespero. 
O Município de Fafe tem de chamar de uma vez por todas os clubes para fazer um ponto de situação, coisa que acho que nunca aconteceu neste últimos 25 anos! Os subsídios aos clubes são escassos para quem tem dezenas de jovens ao seu encalço! Acham que uns míseros 5000 euros, que quase nem para as inscrições chegam, são suficientes?
Fafe é uma cidade do Desporto! 
Sei que os eventos de cariz nacional são importantes, mas não podemos gastar em eventos que consomem muito dinheiro ao erário público, só por que dá para aparecer na televisão, e os clubes de Fafe “a morrer à fome”!
Deixo estas questões: - Se para o ano, ou nos próximos anos, desaparecerem do panorama desportivo vários clubes em Fafe ou vários escalões de formação dos clubes? Isso não é importante? Já vários clubes acabaram com a formação por ser dispendiosa e não haver meios de subsistência, porque os clubes de futebol distrital são vistos como uma qualquer coisa gerida por uns senhores que não são “doutores”!

(Esta opinião estendo até outros clubes com outras modalidades)

Depois há a questão dos transportes que são deficitários. Há clubes sem condições para o transporte de crianças e jovens! E quando houver um acidente, já se vão preocupar?
Que os responsáveis políticos não se esqueçam que o desporto movimenta milhares de jovens no nosso concelho! É tempo de reunir e sentir as necessidades dos clubes e apoiar a criação de  novas modalidades!
Não se esqueçam que é esta gente que vota em Fafe e não os organismos e clubes de fora!
Há que pensar que uma AD Fafe numa Liga de Honra era uma mais-valia para a cidade em termos de visibilidade e economia! Há que pensar que os clubes da regional podem aceder a patamares importantes e quem ganha com isso é a juventude em FAFE! Há que não deixar morrer um aspecto social muito importante!

Gil Soares


0 comments:

Enviar um comentário