quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

MUSEU DA IMPRENSA DE FAFE INAUGURA EXPOSIÇÃO SOBRE BRAILLE

“Janeiro mês de Louis Braille” e Tertúlia “Poesia lida em Braille”: duas atividades a desenvolver, em Janeiro, no âmbito do protocolo com ACAPO

Fonte: BM

O Museu da Imprensa de Fafe acolhe, durante o mês de Janeiro, uma exposição dedicada ao Braille.
Subordinada ao tema “Janeiro mês de Louis Braille”, a exposição é a primeira de um conjunto de atividades previstas no âmbito do protocolo de colaboração entre a Câmara Municipal de Fafe e a ACAPO (Associação de Cegos e Ambliopes de Portugal).
Ao longo de todo ano, todos os meses haverá atividades no âmbito deste protocolo, que foi renovado a semana passada até ao final do mandato, começando já em janeiro, com o “Mês da Sensibilização a Braille”, através de uma exposição, no Museu da Imprensa.
No âmbito deste protocolo, das atividades programadas para este ano, destaque para vários passeios e visitas a realizar em Março e Julho, para ações de sensibilização no concelho e reuniões de trabalho.
Para o presidente da câmara municipal de Fafe, responsável pelo pelouro da Ação Social da Câmara, Raul Cunha, este protocolo é de extrema importância.
“A renovação deste protocolo revela a sua importância. Como sabemos, a sede da ACAPO mais próxima de Fafe é em Braga, por isso faz todo o sentido que as pessoas com deficiência visual do concelho tenham respostas mais próximas para os seus problemas”, disse, acrescentando também que “as atividades são organizadas tendo em conta as limitações, elaboradas por pessoas que conhecem de perto os problemas e as dificuldades destas pessoas”.
Ainda no âmbito da parceria, está marcado para o próximo dia 26 de janeiro, uma tertúlia de “Poesia em Braille”, na Casa da Cultura, às 15H00.
Recorde-se que com a exposição e a Tertúlia pretende destacar-se e homenagear-se Louis Braille, como autor do sistema Braille, o potencial sociocultural da escrita e leitura para cegos e assinalar a Imprensa Braille em Portugal, com referência para a primeira impressão em Braille, em 1898, de um número especial do Jornal dos Cegos, comemorativo do 4º centenário do descobrimento do caminho marítimo para a Índia.



0 comments:

Enviar um comentário