domingo, 7 de dezembro de 2014

Jantar de Natal da A.C.D.PICA: Excelente reunião natalícia de um grande clube do concelho de Fafe! Vítor Sampaio recordado.



Por: Abel Castro



"Não sairei do Pica sem fazer uma justa homenagem ao Vítor Sampaio"


"Quem nos diz que daqui a uns anos não pode estar aqui um Cristiano Ronaldo?"

"Lamento que a Junta de Freguesia de Quinchães não esteja presente"

A Associação Cultural e Desportiva da Pica reuniu-se no passado sábado ao final da tarde num restaurante da cidade, para a realização do seu habitual jantar de Natal.
Esta "antecipação", deve-se a situações de logística e agenda, tendo então sido escolhido o dia 06 de Dezembro para a realização desta celebração natalícia do Pica, que juntou toda a família do clube, Direcção, Órgãos Sociais, Junta de Freguesia de S. Gens, Amigos do Clube, Atletas, seniores, juniores, iniciados, infantis e traquinas e ainda a C.M. Fafe e a Assembleia Municipal de Fafe, bem como a Comunicação Social.
Aos atletas mais pequenos, juntaram-se também os seus familiares.
Foi num ambiente de verdadeira alegria e boa disposição que decorreu o jantar, acompanhado de uma agradável música ambiente.
Os heróis da noite foram os juniores, que provando o seu bom momento, entoaram cânticos alusivos ao Pica.
Em jeito de despique, os seniores não ficaram atrás, e provocaram na sala momentos deveras hilariantes.
Como é hábito, foi sorteado o cabaz do Natal, com o leiloeiro Cândido a puxar pelo "homem do gasóleo", mas o referido cabaz viria a ser rematado pela equipa sénior, após os juniores terem oferecido uma forte réplica.
Outro dos hábitos adquiridos, foi a habitual troca de prendas entre os jogadores, qual delas a mais hilariante, tendo Catita recebido como prenda de Natal, as suas próprias chuteiras.
Numa sala aprazível e repleta de pessoas, houve depois lugar aos discursos da praxe, tendo o Presidente, Francisco Oliveira aberto a sessão.
Aos presentes disse " Agradeço a presença de todos, sem esquecer os amigos do Pica, que são muitos. Nesta noite de festa, não posso de forma alguma deixar de lembrar um grande amigo do Pica, como foi o malogrado Vítor Sampaio. Todos os dias penso nele. Estaria aqui a noite inteira a falar desse nosso amigo. Tenho pensado muito, e acho que não vou sair do Pica sem lhe fazer uma grande homenagem, porque ele merece!

Em relação ao futebol, agrada-me imenso ver aqui tantos atletas de vários escalões. Agradeço aos responsáveis pela Formação, que têm sido incansáveis. Quem me diz que daqui a uns anos não teremos aqui um Cristiano Ronaldo? (palmas). Para os meus meninos do futebol sénior, devo dizer-lhes que não nos propusemos a nada, mas devagar, devagarinho, poderemos conseguir aquilo que muita gente não espera. Um bom Natal a todos e viva o Pica!"
Seguiu-se Albino Costa em representação da C.M. Fafe, que disse"Estou grato pelo convite da A.C.D. Pica, que é um clube exemplar. Este movimento associativo é deveras importante para o Município e para a democracia. Agrada-me ver esta Escola de Formação de atletas e homens, disse".
O Professor Salgado Santos, em representação da Assembleia Municipal de Fafe referiu "Sou um habitual convidado nestas festas do Pica. 

Devo referir que, foi a C.M. Fafe a responsável pela aposta nas infra-estruturas que o Pica e outros clubes do nosso concelho dispõem. O Pica soube aproveitar, e veja-se o êxito que tem tido nos séniores e nos juniores. Eu gostava que o Pica subisse de divisão, mas para ficar no Pró-Nacional. Eu tento entusiasmar o seu presidente para que isso aconteça. Um bom Natal a todos" terminou.
O quarto orador da noite, da noite de autêntica festa, foi o capitão da equipa de futebol sénior, Davide, que se dirigiu aos presentes desta forma "Em nome dos jogadores, devo agradecer à Direcção da A.C.D. Pica, porque nos dias que correm não é fácil gerir um clube. Nós, prometemos retribuir todo esse trabalho dentro do campo, com prazer e alegria. Queria realçar o bom trabalho de dois senhores da Formação, Sr. Ademar e Sr. Zeca, pelo excelente desempenho. Muito obrigado a todos por terem escolhido o nosso clube". 
Ademar Freitas, um dos responsáveis pelo departamento de formação, muito ovacionado, disse "Sinto-me muito bem neste grande clube que é o Pica. Agrada-me ainda mais constatar que, 95% dos nossos atletas sejam residentes nas freguesias de S. Gens e Quinchães. Temos neste momento cerca de 70 miúdos na formação, o que muito nos agrada. Dá trabalho, é certo, mas quem corre por gosto não cansa. Quero agradecer à Direcção do Pica pelo facto de ter reunido neste jantar tanta gente. Agradecer ainda ao Sr. Delfim Silva, Presidente da Ass. Geral e Presidente da Junta de S. Gens, pelo apoio incondicional que tem dado à formação, nomeadamente em termos de transportes. Sem ele era impossível deslocarmo-nos para os jogos fora. Agradecer ainda aos pais dos atletas jovens, por permitirem que os seus filhos representem o Pica. E agradecer naturalmente ao Zeca e ao Ismael, pois sem eles não conseguíamos trabalhar da forma eficaz como o fazemos. Também estou com os séniores. Apesar de não poder, na maior parte das vezes estar com eles, manifesto sempre o meu interesse pela carreira que estão a desenvolver. Bom Natal a todos".
Coube também a Marcelo Fernandes, treinador da equipa de futebol sénior usar da palavra, que de forma concisa disse "Está aqui bem patente a força do Pica. É de facto uma grande Instituição do nosso concelho e nós devemos, todos, estar orgulhosos em representá-la. Os resultados desportivos, quer dos séniores, quer das camadas de formação, são sempre pertença dos jogadores. Apesar de eles terem orientadores técnicos durante a semana e nos jogos, eu costumo dizer, por ser verdade, que as vitórias são sempre deles. Continuem assim, porque estão no bom caminho. Um Feliz Natal para todos!"

Para encerrar o ilustre painel de oradores, estava o órgão máximo do clube, Delfim Silva, Presidente da Assembleia Geral e também Presidente da Junta de Freguesia de S. Gens..." Já quase tudo foi dito pelos meus antecessores, mas quero dizer aqui que o Pica vive à grande e à francesa. O país está em crise, mas por esta enorme reunião, parece-me que a crise ainda não chegou ao Pica. Sou efectivamente um dos fundadores do Clube, e sempre insisti, desde a primeira hora, que o Pica deveria apostar na formação. São eles sem dúvida alguma, o futuro da A.C.D. Pica. Lamento profundamente que a Junta de Freguesia de Quinchães não esteja neste salão. Aqui não há política, mas sim desporto! Quero agradecer a toda a Direcção do clube pelo bom trabalho efectuado, com um agradecimento especial aos pais dos atletas jovens. Para os atletas séniores vai o meu sincero agradecimento, porque têm sabido dignificar e respeitar a camisola que vestem. Muito obrigado a todos e um Bom Natal".
A reunião natalícia terminou com uma bonita sessão de magia interpretada pelo mágico Nunes, que fez a delícia, não só dos miúdos, mas também dos adultos, que ovacionaram este artista fafense.
Em suma...foi uma festa de Natal extremamente bonita!





0 comments:

Enviar um comentário