sábado, 13 de dezembro de 2014

Divisão Honra A.F. Braga - O.F.C. Antime, 0 - G.D. Travassós, 1 : Um detalhe (penalti) decidiu o dérbi!



Texto e fotos: Abel Castro


O tão aguardado dérbi fafense, acabou por ser resolvido num detalhe, acertou na antevisão ao jogo Paulinho, técnico do Travassós.
Um penalti apontado por Fernandes aos 40 minutos, a punir uma falta de Raul sobre Zé Beto, deu mais três pontos ao G.D. Travassós.
O Operário de Antime entrou melhor na partida.
Aos 11 minutos Beijinhos subiu rápido pela direita, ultrapassou Samu em plena área, mas foi tocado por este. Grande penalidade que o árbitro não assinalou. No entanto, a bola acabou por sair pela linha final, para canto, de onde nasceu uma grande penalidade a punir uma mão na bola de Zé Beto.
Pedro Ismael bateu forte para o lado direito da baliza, mas Tozé foi enorme ao defender o remate do avançado do Antime.
A equipa de Carlos Salgado continuava melhor e ao minuto 16 Pedro Ismael cruzou tenso, com Fernando no corte a fazer quase um auto-golo.
Volvidos três minutos, o mesmo Pedro Ismael teve um excelente slalom pela direita, ultrapassou quatro homens de Travassós, cruzando depois para a zona frontal da baliza, onde não surgiu ninguém para a emenda.
Somente aos 23 minutos o Travassós ripostou, através de um lance de bola parada.
Aos poucos a equipa de Pulinho foi equilibrando o encontro e aos 38' Salgado fez de guarda-redes, ao evitar que a bola entrasse na sua baliza.
Até que surgiu o tal lance de penalti que viria a dar a vitória ao Travassós.
Nos primeiros minutos da segunda parte a equipa de Pulinho teve dois cantos consecutivos a seu favor, tendo o Antime respondido com igual número de cantos aos 50 minutos.
Aos 53 Zé Beto cabeceou para a baliza do Antime, onde não estava o guarda-redes Bruno, valendo a atenção de Raul a limpar a sua zona de acção.
Lobo bateu um livre forte para as mãos de Tozé aos 66 minutos, tendo este segurado com firmeza.
Praticamente a seguir Lobo viu o segundo cartão amarelo e o Antime ficou a jogar com 10 homens.
Estavam decorridos 70 minutos e Carlos Salgado arriscou, ao introduzir na partida dois homens de características ofensivas de uma só vez, Jonas e Brokinha.
Passados quatro minutos, Raul teve uma excelente ocasião para igualar, com a baliza à mercê atirou ao lado.
O Travassós constituía sempre perigo em lances de bola parada, principalmente através de livres na zona frontal da baliza do Antime.
Aos 76' Lapinha, jogador muito rápido, surgiu com perigo pela esquerda, quase se isolando não fosse o excelente desarme de Vitinha.
Nos instantes finais o Antime voltou a acreditar que era possível chegar à igualdade, mas não criou uma oportunidade de golo. Efectivamente o Travassós estava muito organizado na sua linha recuada e não permitia veleidades ao Operário.
Ainda assim, e quase sempre por Lapinha, o Travassós importunava em jogadas de contra ataque a defensiva do Antime.
Já em tempo de compensação, o Operário instalou-se todo junto da área do Travassós mas, uma equipa experiente como esta, com jogadores calejados na arte de gerir as coisas, conseguiu manter a sua baliza inviolável e somar uma importantíssima vitória em Antime.

Jogo no Parque Desportivo do O.F.C. Antime.

Árbitro: Sérgio Rodrigues
Assistentes: Luciano Maia e Joel Martins

O.F.C. Antime: Bruno, Beijinhos, Neves, Salgado, Raul, Lobo, Gustavo (Castanha 61'), Miguel (Jonas 70'), Vitinha, Pedro Ismael e Leo (Brokinha 70').
Treinador: Carlos Salgado

G.D. Travassós: Tozé, Fernandes, Samuel, Filipe Gonça, Mockey, Lapinha, Tozé II (Gil 75'), Rui Ossos (Nuno Gonça 62'), Zé Beto (Carioca 83'), Tiago e Fernando.
Treinador: Paulo Soares (Paulinho).

Marcador: Fernandes (40 de gp).

Declarações:

Carlos Salgado (Treinador do Antime)

"Vulgarizamos o primeiro classificado"


"Nós falhamos um penalti e o Travassós marcou um. Estou obviamente triste com a derrota, mas muito feliz com a exibição dos meus jogadores. Eu acho que nós encostamos o Travassós quase sempre, mesmo com dez, mas às vezes também é preciso ter sorte no futebol. Os nossos objectivos são os mesmos, que passam por estar entre os melhores lugares e nós estamos lá. Vamos tentar jogar sempre para ganhar, este jogo não altera em nada a nossa postura, porque como disse, estou triste pelo resultado mas feliz pelos meus homens. Acho a derrota injusta, porque fizemos os primeiros 25 minutos em que vulgarizamos o primeiro classificado. Nós criamos muito, tivemos um penalti que não foi assinalado, estivemos fortíssimos. Mas faltou marcar o tal golo que não aconteceu. Depois o Travassós equilibrou e marcou numa altura muito complicada, que é quase em cima do intervalo. Sabíamos que o empate já era um bom resultado para o Travassós, como disse o seu treinador. Mas suamos, demos tudo, mas a bola hoje não queria entra".


Paulinho (Treinador do Travassós)

Candidatos!?...nós somos uma equipinha de três à croa"


"Eu sabia perfeitamente que o Antime tem dos melhores planteis desta divisão e não demagogia da minha parte reconhecer isso. Mas nós temos uma grande equipa. No balneário eu disse exactamente isso aos meus jogadores. Plantel tem o Antime mas nós vamos jogar para ganhar. Não temos nem sequer as condições do Antime. Somos uma equipinha de "três à croa",  Fizemos o nosso jogo, fomos felizes, é verdade, porque defendemos um penalti. Se o Antime marcarsse provavelmente o jogo seria outro, isso é sabido. Fomos eficazes e cá estamos na frente na mesma. Nunca somos candidatos à subida. Nós só pensamos jogo a jogo em busca da nossa manutenção. Quando a mesma estiver garantida, aí decerto vamos pensar doutra forma. Precisamos de 40 pontos para nos mantermos nesta divisão. Apenas somos candidatos a ganhar o próximo jogo e nada mais. Antes de terminar, quero agradecer à nossa massa associativa e amigos do Travassós, pelo grande apoio que nos dão. O nosso primeiro lugar também lhes pertence muito"


0 comments:

Enviar um comentário