domingo, 7 de dezembro de 2014

A.D. Fafe, 2 - Santa Maria F.C., 1: Valeu a pena acreditar até ao último minuto!


Texto e fotos: Abel Castro



Jogo no Parque Municipal de Desportos, em Fafe.
Árbitro: Pedro Ferreira (A.F. Braga)

Assistentes: Paulo Miranda e Fernando Pereira


A.D. Fafe: Marçal, Raviola, Xavi, Ricardo Fernandes, Herculano (Fred 73), Vasco Cruz, João Nogueira, Silvestre, Vasco Costa (Ruizinho 83), Ferrinho e Brochado (Sócrates 64).
Treinador: Agostinho Bento.

Santa Maria F.C.: João Luís, Cabreira, Lucas, Rui Silva (Xavi 70), Hugo Veiga, Fábio Fortes, Lamosa (Marcelo 80), Celso (Mouanda 57), Goba, Miguel e David.
Treinador: Nuno Sousa.

Início da partida, com os regressados Ferrinho e João Nogueira no 11 inicial.
3' - Gooolo! Jogada de envolvimento atacante pela esquerda, com João Nogueira a atirar, em jeito, ao ângulo da baliza do Santa Maria.
7' - Brochado furou bem pela direita, cruzou tenso para a frente da baliza, chegando atrasado Silvestre para emendar para o segundo golo.
Com um Fafe a entrar com tudo, João Nogueira bateu um canto ao minuto 10, subindo melhor que tudo e todos Xavi, a cabecear ligeiramente por cima do travessão da baliza de João Luís.

11' - Ricardo Fernandes "fez de Marçal" e tirou em cima da linha um eventual golo para os visitantes.
Com o Fafe a usufruir de vários pontapés de canto, aos 24 Silvestre bateu um atrasado, com Raviola a tentar primeiro a meia distância, e depois Herculano e tentar o mesmo, contra as pernas dos homens de Barcelos.
O Santa Maria tentava de quando em vez as jogadas de contra-ataque, para se acercar da baliza de Marçal.
40'- Gooolo! Livre para o Santa Maria na direita, a bola foi ter direitinha a Cabreira, que empurrou de pé direito para o golo da igualdade.

Após uma fase inicial em que o Fafe esteve melhor e podia ter marcado mais que um golo, os barcelenses acreditaram, equilibraram de certa forma a partida, e chegaram ao golo da igualdade, resultado da primeira parte.
Início da segunda parte sem alterações em ambos os 11.
46' - Canto para o Santa Maria, que terminou com um remate muito ao lado da baliza da A.D. Fafe.
49'- Remate cruzado, muito forte, que saiu muito próximo da baliza de Marçal. 
Santa Maria, motivados pelo golo, entraram para a segunda metade a jogar mais no meio campo do Fafe.

No primeiro quarto de hora da segunda metade, o Fafe não construiu uma jogada atacante. Embora o Santa Maria dominasse em termos de posse de bola, não criava situações de perigo para a baliza defendida por Marçal.
64'- Sócrates entrou no jogo para o lugar de Brochado, para dar mais projecção à linha avançada do Fafe.
65'- o recém entrado Sócrates cruzou na esquerda, com Vasco Costa ao segundo poste a colocar em apuros o guardião barcelense João Luís.
71'- Livre para o Fafe apontado por João Nogueira, sacudiu a defensiva do Santa Maria.

Com a entrada de Sócrates o Fafe reequilibrou a partida, passando a jogar agora mais vezes no meio campo defendido pela equipa visitante.
Jogo agora aberto e equilibrado, com resultado indefinido, quando faltavam jogar 15 minutos.
79'- Vasco Costa remata cruzado, com a bola a sair rente ao poste direito da baliza do Santa Maria.
Instantes finais com o Fafe agora em busca do golo da vitória.
85'- Livre para o Fafe junto à área descaído para o lado direito. Silvestre enviou uma "bomba" ao ângulo, mas o guardião visitante João Luís brilhou a grande altura.

O Santa Maria dfendia agora com unhas e dentes o golo da igualdade, enquanto o Fafe apenas procurava o golo do triunfo.
90'- Goooolo! Água mole em pedra dura tanto dá até que fura e Silvestre aos 90 minutos, num livre superiormente executado na direita, meteu a bola na gaveta. Um golão!
O Fafe terminou o jogo da mesma forma que começou. A dominar completamente, a jogar, a criar situações de golo e a marcar. Pelo meio fica uma exibição não tanto igual às do costume, mas pela forma como a equipa acreditou sempre, a vitória assenta como uma luva.

Sala de Imprensa

Raviola (Jogador da A.D. Fafe)

"O Santa Maria tem uma boa equipa"

"Foi um jogo complicado para nós. O Santa Maria tem uma boa equipa, ataca bem, defende bem, e nós já estávamos à espera de um jogo em que iríamos ter dificuldades. Mas penso que merecemos inteiramente a vitória. Sabíamos que em determinada altura o Santa Maria iria estar melhor que nós, e portanto era importante fazermos o nosso jogo e depois usar as nossas capacidades. Mas penso, como disse, que foi um jogo normal, porque o Santa Maria tem efectivamente uma boa equipa. Nós trabalhamos em todos os jogos para ganhar sempre os três pontos. Com esta vitória abre-se mais um importante espaço para finalizarmos esta primeira fase em primeiro lugar, que é o nosso objectivo". 


Agostinho Bento (Treinador da A.D. Fafe)


"Os meus jogadores são homens com um carácter muito forte"


"Nós temos a noção que todos os jogos são difíceis, e cada vez são mais. Nós sabíamos que o Santa Maria tem 13 pontos alcançados, com duas vitórias fora e três empates e tinha apenas perdido um jogo com o Pedras Salgadas de forma imerecida. Portanto sabíamos que ia ser um jogo difícil, até porque possivelmente, o Santa Maria tem os dois melhores avançados da nossa divisão. É uma equipa com uma ideia de jogo interessante, que a partir de certo momento procurou jogar muito directo. O Vasco, que na minha opinião jogou muito bem, teve alguma dificuldade para suster exactamente os dois avançados do Santa Maria. Tínhamos algum receio que os dois centrais pudessem perder posição e abrir espaços nas costas. Marcamos muito cedo, podíamos ter feito nessa fase mais um ou dois golos. Os primeiros 20 minutos da segunda parte não foram bem jogados por nós, isto pelo facto, e repito, porque o Santa Maria tem uma boa equipa. Depois, nos últimos 10 minutos voltamos a ser muito fortes e acreditamos sempre que podíamos ganhar o jogo. Estou imensamente satisfeito com o trabalho dos atletas, mais uma vez foram fantásticos, são homens com um carácter muito forte e têm a humildade também para aceitar a qualidade dos adversários. Nunca nos pomos em bicos de pés e neste jogo foi uma vitória construída com o coração. Mas julgo ser justa, porque podíamos inclusive ter feito mais golos. Parabéns para os meus jogadores. Sabemos que o importante é ficarmos nos primeiros lugares desta fase. A luta resume-se agora praticamente a três equipas. Mas temos demonstrado que somos a equipa mais regular deste campeonato, andamos quase sempre em primeiros, e é nesse lugar que queremos terminar esta primeira fase". 











0 comments:

Enviar um comentário