domingo, 9 de novembro de 2014

A. D. Fafe, 2 - S.C. Mirandela, 0: Fafe vence adversário directo e isola-se no comando!


Texto e fotos: Abel Castro


Jogo no Parque Municipal de Desportos, em Fafe.





Árbitro: Bruno Nunes (A.F. Viana do Castelo)
Assistentes: João Loureiro Dias e João Cunha




A.D. Fafe: Marçal, Vasco Cruz, Xavi, Ricardo Fernandes, Herculano (Brochado 79), André, Silvestre, João Nogueira, Nuninho (Sócrates 60), Vasco Costa (Raviola 68) e Ferrinho.
Treinador: Agostinho Bento

S.C. Mirandela: Pedro Fernandes, Yomi, Yero (Rafael Silveira 66), Diaby, Filipe, Ludovico (Wellington 46), Álvaro, Vítor, Tony (Andrés Madrid 46), Rodolfo Simões e Mohamed.
Treinador: Rui Amorim

Frente a frente os dois líderes da Série A do Campeonato Nacional Sénior.
Guardou-se um minuto de silêncio em memória do ex-Presidente da A.D. Fafe, Álvaro Moreira Mendes.
1' - Canto para o Mirandela, sacode Marçal com os punhos.
3' - Diaby tenta a meia distância, mas a bola sai por cima.
Mais iniciativa por parte da equipa do S.C. Mirandela.
10' - Novo canto para os visitantes.
12' - Herculano tentava, pelo lado esquerdo, servir João Nogueira, mas antecipou-se na área um defensor de Trás-os-Montes.


Com o Mirandela com mais posse de bola, aos 24' Nuninho subiu pela esquerda, cruzou para a área, faltando um elemento para finalizar.

28' - Livre para o Fafe na direita, a bola foi sacudida pela defensiva do Mirandela, e na segunda bola, Ferrinho atirou forte de pé esquerdo, tendo a bola saído junto ao poste direito de Pedro Fernandes.
30'- Gooolo: Livre cobrado por João Nogueira, descaído para a esquerda, surgindo melhor que tudo e todos André, de cabeça, a enviar para o fundo das redes.
33' - Nuninho numa boa iniciativa individual mudou do pé esquerdo para o direito, rematando para defesa apertada do guardião transmontano.

37' Gooolo: - Tony derrubou Silvestre na área para penalti indiscutível. Na conversão, Nuninho não deu hipóteses ao guardião do Mirandela e elevou para 2-0.
Era uma fase em que o Fafe estava superior, após o Mirandela ter estado melhor nos primeiros 20 minutos.
Intervalo: Fafe, 2 - Mirandela, 0.
O técnico do Mirandela operou duas substituições em simultâneo para a segunda metade, com intenções de dar mais profundidade atacante à equipa. Saíram Ludovico e Tony, para as entradas do experiente Andrés Madrid e Wellington.

56'- Livre com algum perigo apontado por Yero, a bola embateu na defesa do Fafe e saiu para canto.
60' - No Fafe saiu Nuninho, para a entrada de Sócrates.
O Mirandela tentava aproximar-se da baliza do Fafe na tentativa de reduzir o resultado, e o técnico visitante deu altura à sua linha avançada com a entrada de Rafael Silveira aos 66 minutos.
No Fafe operou-se a saída de Vasco Costa, para a entrada de Raviola, para jogar na zona intermediária.
71' - Silvestre cruza na direita e Sócrates salta mais alto, mas cabeceia por cima, ganhando ainda um canto.

Entrava-se numa fase decisiva do jogo, ou seja, no último quarto de hora, com o Mirandela a tentar reduzir.
78' - Livre para o Mirandela cobrado por Andrés Madrid, que fez um autêntico passe a Marçal.
Fafe esgota as substituições, com a saída de Herculano para a entrada de Brochado, com Ferrinho a recuar para lateral esquerdo.
Apesar do Mirandela ter mais posse de bola, nunca conseguia criar uma oportunidade de golo, face ao excelente posicionamento da equipa do Fafe, que jogava agora em contra-ataque.

87' - Andrés Madrid serviu Yomi na área, com este a rematar muito forte, por cima da baliza de Marçal.
Quatro minutos de compensação dados pelo árbitro da partida.
91' - Silvestre atira forte, por cima do travessão.
A vitória do Fafe é justa, a equipa soube gerir a preceito os primeiros 20 minutos em que o Mirandela teve mais posse de bola, subindo depois no terreno onde deu a estocada final nos transmontanos com dois golos em sete minutos apontados por André e Nuninho, este de grande penalidade. 
Na segunda parte a equipa da A.D. Fafe mostrou-se de novo muito solidária e conseguiu uma excelente vitória que isola a equipa no 1.º lugar da Série A do Campeonato Nacional Sénior.
Boa arbitragem.

Sala de Imprensa:

Nuninho (Jogador da A.D. Fafe)

"Somos uma equipa compacta e muito equilibrada"

"Foi um jogo de início muito equilibrado, porque o Mirandela tinha o mesmo número de pontos que nós, e vinham com intenções de disputar o jogo. Com o primeiro golo o destino do jogo mudou, porque nós aí mostramos a nossa superioridade. Com o segundo golo ficamos mais tranquilos e julgo que o jogo passou a ter só um sentido. O Mirandela apenas de bolas paradas tentou chegar à nossa baliza, daí eu pensar que fomos uns justos vencedores. O Mirandela teve dificuldades em nos defrontar. Não houve casos, foi um jogo equilibrado, repartido, mas o Fafe foi superior e mais eficaz. Claro que com o Bragança pensamos novamente em vencer, porque temos demonstrado em campo que somos uma equipa muito compacta, muito personalizada. Temos um bom grupo, e penso que assim vamos continuar até ao final da primeira fase. Depois logo se verá o que vai acontecer".



Yero (Jogador do S.C. Mirandela)

"Somos candidatos a subir. Falta saber quem nos vai acompanhar"


"Eu acho que sofremos dois golos no nosso melhor momento do jogo. Fizemos uma boa primeira parte, mas o Fafe foi duas vezes à nossa baliza em lances de desconcentração nossa e fizeram dois golos. Ainda falta muito campeonato, a primeira volta acabou hoje e estamos apenas a tres pontos do Fafe, que é o primeiro. Nós já demonstramos que somos a melhor equipa. Viemos jogar a Fafe e o Fafe respeitou-nos. Nos 30 minutos iniciais devíamos estar a ganhar. Como não o fizemos, o Fafe foi mais eficaz e fez dois golos. O Fafe também tem bom jogadores, experientes, mas o Mirandela é candidato a subir. Tenho a certeza que vamos terminar a primeira fase num desses lugares. Falta sabel qual a equipa que nos vai acompanhar".



Rui Amorim (Treinador do S.C. Mirandela)

"Parabéns ao Fafe porque venceu bem"

"Antes de mais devo dizer que hoje se defrontaram duas das melhores equipas da Série A. Em momentos assistiu-se a um bom espectáculo de futebol, 30 minutos em que o Mirandela teve o jogo completamente controlado, mas nos últimos 15 minutos da primeira parte demos os três pontos ao nosso adversário e parabéns ao Fafe. Sentimos que o Fafe respeitou o Mirandela, assim como nós respeitamos o Fafe. Mas quando se cometem erros individuais como nós tivemos não há nada a fazer. O Fafe aproveitou-os e fez o resultado. Na segunda parte baixou as linhas e limitou-se a esperar pelo Mirandela, mas com isto, o controlo do jogo pertenceu ao Fafe. Parabéns ao Fafe porque foi um justo vencedor".



Agostinho Bento (Treinador da A.D. Fafe)

"Fomos pragmáticos, fomos unidos, fomos seguros"

"Nós nunca colocamos como principal objectivo terminar o campeonato nos dois primeiros lugares, mas é claro que esse é o nosso principal sonho. Preocupamo-nos em jogar todos os jogos para os três pontos, e hoje julgo que efectuamos a exibição mais personalizada, segura, e humilde do Fafe. Tinha dito aos meus jogadores antes do jogo que este jogo não seria para jogarmos à bola, mas sim para jogar futebol. Fomos pragmáticos, fomos unidos, fomos seguros e fizemos o 2-0. O Mirandela só praticamente no fim do jogo teve uma oportunidade de golo. Ao sermos seguros, fomos também retirando a confiança ao Mirandela, que é uma excelente equipa, com bons executantes. Não jogamos em bicos de pé, fomos como disse muito humildes, porque conhecíamos o valor do nosso adversário. Julgo que hoje ganhámos uma equipa. Não entramos de facto bem no jogo, mas com a nossa força, humildade e pragmatismo matamos o jogo com o penalti em que fizemos o 2-0. A equipa ficou segura e sentiu que não precisava de procurar o terceiro golo e o Mirandela, sabendo que o Fafe é muito forte defensivamente, sentiu que não estava a criar lances de perigo. Por isso eu digo que a mossa vitória é inteiramente justa. Estou profundamente satisfeito com o rendimento de todos os jogadores. O Bragança? Claro que é mais um jogo que vamos querer ganhar, apesar da classificação do Bragança enganar, porque têm uma boa equipa. Mas como disse atrás, jogamos seja onde e contra quem for para somar sempre os três pontos, mesmo sabendo que nem sempre isso é possível".
















0 comments:

Enviar um comentário