sábado, 18 de outubro de 2014

Divisão de Honra: A.C.D. Pica, 0 - G.D. Travassós, 1 : Vitória do pragmatismo e da experiência! Paulinho fez a viagem de regresso a casa a pé, em jeito de promessa!

 Texto e fotos: Abel Castro

Neste primeiro de vários dérbis do concelho de Fafe, a turma do G.D. Travassós levou a melhor sobre a A.C.D. Pica, a quem venceu por uma bola a zero fora de portas.
Entrou melhor na partida a equipa de Paulinho, autoritária, a preencher muito bem todas as zonas do terreno, perante um Pica que se sentia "encurralado" e não conseguia sequer impor o seu futebol.
Os primeiros 15 minutos não tiveram ocasiões de golo.
O primeiro sinal de perigo pertenceu ao Travassós, quando Zé Beto se escapou pela direita para depois rematar à figura de Marçal.
Respondeu o Pica com a conquista de três pontapés de canto consecutivos, mas em todos eles a linha defensiva do Travassós fez juz à sua solidez defensiva e conseguiu anular esses lances.
Ao minuto 27 num livre cobrado por Mickey, Carioca atirou à baliza de pé direito, tendo Marçal, já no chão, defendido com as pernas.
No minuto 36 surgiria o único golo deste dérbi. Livre de Toninho para a área, onde surgiu Nuno Gonça melhor que os centrais do Pica a pentear para o fundo da baliza.
Em cima do intervalo Pedro Mendes bateu um livre, que redundou num canto sem efeitos práticos.
Para a segunda metade o Pica teve um ligeiro ascendente, 
Aos 55 Pedro Mendes cobrou um livre para a área do Travassós, com o central Tiago a cabecear para as mãos do atento Tozé.
Volvidos dois minutos o mesmo Pedro Mendes desferiu um remate descaído para a direita, com a bola a sair rente ao poste direito da baliza travassolista.
No minuto seguinte o Pica voltou a estar perto do golo. Rui Abreu teve uma meia distância, a bola encaminhava-se para a baliza, contudo, caprichosamente, viria a embater no seu colega Tiago que se encontrava perto da linha de baliza.
Como o Travassós baixou ligeiramente as linhas, Pedro Mendes voltou a estar próximo do golo. Estavam decorridos 66 minutos quando este, aproveitando uma saída a despropósito de Tozé até junto da linha lateral, lhe fez um chapéu que foi evitado na totalidade por Fernando que ainda chegou a tempo de proteger as suas redes.
E ficou-se por aqui a reacção do Pica, porque o Travassós voltou a equilibrar o jogo.
Aos 72 Zé Beto teve um magnífico slalom na esquerda, atirando depois por cima da baliza do Pica.
Aos 81 Nuno Gonça viu a segunda cartolina amarela e o consequente cartão vermelho, em nossa opinião mal.
Nos instantes finais o Pica ainda pensou ser possível igualar a partida, mas a organização defensiva do Travassós não dava mesmo possibilidades.
Quase no último minuto de jogo o guardião do Travassós foi ao chão buscar uma bola num emaranhado de jogadores, saindo dele com a bola nas mãos. Houve quem reclamasse uma eventual grande penalidade mas, sinceramente, do local da nossa reportagem não nos foi possível aferir com toda a clareza dessa situação.
Resumidamente, o Travassós foi em nossa opinião um justo vencedor, porque geriu sempre muito bem o jogo, não só quando teve que assumir as suas rédeas, mas também quando optou por baixar um pouco de intensidade.
Por isso intitulamos esta crónica como, a vitória do pragmatismo e da experiência.


Jogo no Parque Desportivo da Pica, Fafe.
Árbitro: Hélder Branco
Assistentes: José Tinoco e Bruno Silva


A.C.D. Pica: Marçal, Miguel, Tiago, Rui Abreu, Joel, Edu, Álvaro (Vasco 75), Ricardo Morais (Rafa 61), Samu, Feirinha e Pedro Mendes (Petit 77).
Treinador: Marcelo Fernandes


G.D. Travassós: Tozé, Samu, Fernando, Filipe Gonça, Mickey (Diogo 82), Carioca, Nuno Gonça, Tiago, Zé Beto (Paulo César 84), Toninho (Tozé 58) e Calicas.
Treinador: Paulo Soares (Paulinho)

Declarações:




Marcelo Fernandes (Treinador do Pica)
"Hoje não era mesmo o nosso dia"

"Esta foi uma partida em que não entramos bem. A nossa atitude da primeira parte não era a que todos queríamos. Ao intervalo a equipa falou, conversamos, e a segunda parte já foi totalmente diferente. Entendo que o resultado mais justo seria mesmo o empate, mas infelizmente não conseguimos. Não estou nada preocupado com as duas derrotas seguidas, porque a equipa tem trabalhado mas temos tido algumas infelicidades, como lesões e castigos. Mas o atletas que têm jogado demonstram o seu mérito e valor para estar neste clube. Hoje foi de facto um dia menos bom, demos 45 minutos de avanço ao Travassós. Não, esta derrota não vai criar efeitos nenhuns, porque como disse a nossa equipa trabalha muito bem durante a semana. Hoje não era mesmo o nosso dia.


Paulo Soares "Paulinho" (Treinador do Travassós)

"Vou a pé para casa porque fiz uma promessa e vou cumprir"




"Foi uma vitória fantástica da minha equipa. Nós sabíamos que o Pica tem um caudal ofensivo muito grande com jogadores muito rápidos na frente. Mas nós programamos isso tudo, trabalhamos bem durante a semana e fomos felizes. Esta vitória não altera em nada a nossa postura, e como ainda disse há dois dias a FafeDesportivo, volto agora a repetir...a minha equipa vai somente pensar num jogo de cada vez. É esta a nossa filosofia, o grupo de trabalho concorda plenamente que é assim que deve ser e não vamos abdicar da nossa linha de pensamento actual. Sabemos que fomos uma equipa feita à pressa e que um dia vamos perder. Mas não vai ser fácil e sabe porquê? Porque tenho um grupo fantástico. Estes jogadores são fantásticos. Apenas somamos mais três pontos, se fossem seis não saíamos daqui vivos. Sim é verdade que agora no final do jogo vou fazer a viagem de regresso até casa a pé. Foi uma promessa que fiz e que vou naturalmente cumprir". 

0 comments:

Enviar um comentário