sábado, 20 de setembro de 2014

Arões S.C., 0 - G.D. U. Torcatense, 2 : Há dias assim...

Texto: Ricardo Castro | Fotos: Rui Silva


Primeira derrota da época dita perda da liderança

Um filme já visto no ano passado. O Arões sofreu a primeira derrota da época diante do Torcatense, novamente por duas bolas a zero. Um golo aos 35 segundos condicionou a equipa aronense e deu alento aos visitantes, que fixaram o resultado com um ‘golão’ de livre do fafense Ricardo Soares, ainda na primeira parte. O desaire tira a equipa de Miguel Paredes da liderança, por troca com os vimaranenses.
O técnico aronense voltou a ter limitações na construção do onze inicial. Agostinho rendeu o castigado Zezinho na lateral-esquerda. Já a ausência de Néné, por motivos pessoais, ditou a titularidade de Kéke. Garcia saltou para o onze, no lugar do lesionado Filipe.
O jogo não podia ter começado pior para os da casa, por oposição à equipa forasteira. João Ribeiro colocou o Torcatense em vantagem, ao responder com eficácia a uma defesa de João Sampaio, depois de um primeiro remate de Ângelo. Ainda não estava decorrido um minuto.
A surpresa do golo madrugador dificultou muito a vida ao Arões. Na primeira meia hora e em busca do empate, os lances de bola parada foram uma constante. Entre livres e cantos, o lance de maior perigo surgiu aos 13 minutos, de bola corrida. Na direita, Barbosa trabalhou bem sobre dois adversários e cruzou para remate forte de Agostinho, mas a defensiva do Torcatense tirou a bola na pequena área.
Aos 23 minutos, livre tenso de João Ribeiro para defesa difícil de João Sampaio. O lance foi quase o mote para o segundo golo, aos 32 minutos. Livre estudado e toque curto na bola para o remate de Ricardo Soares, que só parou no fundo da baliza. Um grande golo do central fafense, a 25/30 metros da baliza, dobrava a vantagem visitante.
André Sampaio esteve perto de reduzir aos 37 minutos, mas o desvio a cruzamento forte de Garcia saiu muito por cima. O Arões tentou reduzir a vantagem até ao intervalo. Sem sucesso.
Para a segunda parte, Miguel Paredes tirou Kéke e lançou Rosita, que ocupou a lateral esquerda para a subida no terreno de Agostinho. Barbosa saiu para o lugar de Pablo e Gustinho recuou para trinco. Aos 50 minutos, o mesmo Gustinho esteve muito perto do golo, num livre bem colocado à entrada da área. Já se gritava golo, mas Ricardo levou a melhor, com uma defesa vistosa. Pouco depois, o guarda-redes ‘fechou’ a baliza a André, que surgiu isolado a passe de Marquinhos.
Miguel Paredes fez a última alteração aos 64 minutos, com a entrada de Raimundo para a saída de Garcia. No único remate à baliza na segunda parte, o Torcatense esteve perto do golo. Aos 66 minutos, Pedro Rui viu João Sampaio negar o golo com um voo espetacular. À entrada para o último quarto de hora, o Torcatense ficou reduzido a dez. Hélder viu o segundo amarelo após falta sobre André.
Para segurar o resultado, Branco lançou Duarte Nuno e Danilo em campo, já depois de ter feito entrar Kevin, por lesão de Benigno. O Arões lançou-se para o ataque e acabou o jogo em cima do adversário. Porém, faltou a certeza de outros jogos e alguma sorte. Aos 83 minutos, em novo livre, Pablo atirou ao poste. Pouco depois, boa jogada entre Raimundo e Pablo, mas André errou o alvo.
O árbitro deu quatro minutos extra, para desagrado dos aronenses, dadas as paragens da segunda parte. Aqui, Fernando Beijinhos e Zezé tentaram, mas o golo não quis nada quis com o Arões ao longo dos 90 minutos. A vantagem conquistada desde cedo permitiu ao Torcatense uma melhor gestão do jogo, traduzida na conquista dos três pontos.
 
Como disse Miguel Paredes no final, este jogo foi “quase uma cópia do ano passado”. A tradição mantém-se e o Arões já não vence o Torcatense em casa há três anos. Na próxima jornada, segue-se a sempre complicada deslocação ao Porto D’Ave.

Jogo realizado no Parque Desportivo Centro para a Formação e Juventude de Arões.
Árbitro: Luís Picas Ferreira, auxiliado por Valdemar Maia e Joel Vale (AF Braga).

ARÕES SC: João Sampaio, Marquinhos, Fernando Beijinhos (cap.), Nandinho, Agostinho, Kéke (Pedto Rosita, 45’), Barbosa (Pablo, 45’), Gustinho, André Sampaio, Garcia (Raimundo,64’) e Zezé. Treinador: Miguel Paredes.

U.TORCATENSE: Ricardo, Luís Miguel, Ricardo Soares, Hélder (cap.), Sérgio Vieira, Xavi, Tozé (Duarte Nuno, 77’), Benigno (Kevin, 66’), João Ribeiro (Danilo, 76’), Pedro Rui e Ângelo. Treinador: Francisco Branco.

Disciplina – cartões amarelos: Marquinhos, 5’; Xavi, 40’; Hélder, 49’ e 73’; Benigno, 52’. Cartão vermelho: Hélder, 73’.

Marcadores: João Ribeiro, 1’ e Ricardo Soares, 32’.




0 comments:

Enviar um comentário