terça-feira, 12 de agosto de 2014

Confira a 1.ª entrevista de João Tiago Freitas, na qualidade de Presidente da Direcção do Centro Desportivo de Vinhós…


Texto e fotos: Abel Castro


FafeDesportivo: Como surgiu a ideia de ingressar tão cedo na liderança de um clube tão prestigiado como é sem margem para dúvidas o C.D. Vinhós?
João Tiago Freitas: Em termos desportivos a minha entrada para a presidência do C.D. Vinhós foi preparada ao pormenor. Fui campeão juvenil no Vinhós, depois fui treinador de juvenis nos Amigos de Quinchães, voltei a representar o clube da minha freguesia mais actualmente no Futsal, e a ideia foi começando a nascer, fui falando com os meus actuais colegas de Direcção, que me apoiaram para liderar uma nova Direcção. Portanto, nada aconteceu ao acaso.
FafeDesportivo: Falamos de um João Tiago desportista, que não é a mesma coisa propriamente que ser um dirigente qua lida com diversos assuntos no dia-a-dia…
João Tiago Freitas: O Vinhós deve-se orgulhar da sua história de 40 anos. O futuro é naturalmente de dificuldades, mas nós ao formarmos uma Direcção composta por gente jovem, não foi obra do acaso. Vamos incutir uma nova dinâmica no clube, contando naturalmente com os nossos amigos Directores com mais idade e experiência, para a médio prazo procedermos a algumas alterações que temos programadas.

FafeDesportivo: O C.D. Vinhós é dos poucos clubes de Fafe que possui instalações próprias. Apesar de alguma limpeza já efectuada em redor da vossa Sede e também do campo de futebol, bem visíveis, parece-nos que ainda assim estamos perante umas instalações degradadas, excluindo obviamente a Sede…
João Tiago Freitas: O nosso objectivo é continuar a limpeza no campo e nas zonas adjacentes. Tudo isto para ser efectuado de uma só vez. Depois, colocaremos em prática novas ideias em termos desportivos e outros eventos que podemos criar.
FafeDesportivo: Em termos desportivos o C.D. Vinhós apenas tem neste momento o Futsal…
João Tiago Freitas: Sim, de momento temos apenas o Futsal, mas vamos ampliar este projecto para uma equipa de veteranos. Temos outros projectos que para já não pretendo divulgar, para nos preservarmos na eventualidade de não serem exequíveis, mas prometo que vamos tentar tudo para conseguir.
FafeDesportivo: Uma modalidade que caracterizou o C.D. Vinhós foi indubitavelmente o futebol feminino. Já assistimos aqui neste espaço a grandes jogos de futebol. O futebol feminino em Vinhós era a imagem do concelho de Fafe. É possível voltar a acontecer?
João Tiago Freitas: No imediato é improvável, mas temos em estudo várias parcerias para estudar e nunca poderei dizer que não é possível. Há portas que se vão abrir, há projectos que se abrirão e nós cá estaremos para analisar o que é melhor para o desporto feminino em Vinhós.
FafeDesportivo: Vamos ter presidente para muitos anos, a exemplo do seu antecessor, Gomes da Silva?
João Tiago Freitas: Ainda tenho uns dias (risos). Mas estamos todos muito unidos, aliás isso viu-se no Torneio e na festa que tivemos, onde toda a gente trabalha sem regatear esforços. Assim sendo torna-se mais fácil ser presidente, mas apenas com o decorrer de mais uns tempos, onde prometo que tudo farei pelo C.D. Vinhós, se verá quantos anos vou ser presidente do C.D. Vinhós. Claro que me sinto satisfeito por aqui chegar, ainda sou um jovem, 24 anos, tenho muito para aprender e colocarei sempre a colectividade acima de tudo. Com o tempo se verá quanto tempo vou estar aqui, mas somos uma autêntica família e penso que tudo vai correr de acordo com aquilo que penso.

FafeDesportivo: Em termos financeiros é fácil ser presidente do C.D. Vinhós?
João Tiago Freitas: Claro que não é fácil para nós, nem será fácil para nenhum clube. Nós estamos já a tratar de reunir apoios junta da Câmara Municipal de Fafe e da Junta de Freguesia, a quem apresentaremos os nossos projectos.
FafeDesportivo: Criar uma equipa de futebol federada na A.F. Braga é possível? Ainda que da formação?
João Tiago Freitas: De momento é impossível. O futuro só Deus sabe, mas nem todas as portas estão fechadas nem abertas. Há umas mais abertas que outras, mas essa possibilidade pertence às portas mais fechadas nesta altura.
FafeDesportivo: Sente vaidade por aos 24 anos liderar um clube com 40 anos de história…
João Tiago Freitas: Tenho a noção que tanto eu como a minha Direcção pegamos agora num clube com história no concelho de Fafe. Mesmo a nível de infra-estruturas e de localização podemos estar muito vaidosos daquilo que temos e espero que daqui a uns meses  estejamos ainda mais orgulhosos.
FafeDesportivo: Há alguma questão a que queira responder e que não lhe foi colocada?
João Tiago Freitas: Como eu disse no discurso da nossa festa no final do torneio, é claro e inequívoco que precisamos de ajuda. Felizmente às portas que temos batido, todas elas se abrem com alegria para o C.D. Vinhós. Com esta onda, estou verdadeiramente esperançado que outras portas se irão abrir, para nossa completa satisfação.



0 comments:

Enviar um comentário