terça-feira, 12 de agosto de 2014

25 Crónicas, 25 semanas, 25 lições de bem treinar, deixadas em FafeDesportivo por um Senhor Treinador de Guarda Redes chamado Litos Soares!


Texto e foto: Abel Castro


Ao longo de mais de meio ano, o nosso Blog/Jornal recebeu semanalmente (terça-feira), uma crónica intitulada “O actual valor e treino de guarda-redes, sob o olhar atento do Treinador Litos Soares”.
Foram vários milhares de visitas que recebemos durante as últimas 25 semanas, onde já tínhamos una “clientes certos” extremamente atentos à magníficas crónicas de Litos Soares.
Alguns anos da sua carreira foram passados como profissional na Associação Desportiva de Fafe, onde fez a sua formação. Depois, seguiram-se vários clubes que Litos representou, em várias cidades e concelhos vizinhos, contando com 29 anos de atleta federado.
Após a sua carreira de jogador, sempre na baliza, Litos Soares leva já nove anos de experiência como treinador de futebol, na área específica e importantíssima que é o posto de guarda-redes. Para o efeito, Litos tem um Diploma Universitário da Escola Superior de Desporto de Braga. Frequentou centenas de horas disponibilizadas em Formação ou Workshop’s, tais como;
Geração Benfica, Escola Académica Sporting Palmeiras, Vitória Sport Clube de Guimarães, Associação Nacional de Treinadores de Futebol e outras…
Ao cabo destas semanas, Litos presenteou-nos com magníficas crónicas sobre o treino de guarda-redes, realçando sempre a importância deste tipo de atleta, bem como a evolução enquanto referência na baliza e na sua vida pessoal.
Foi um prazer incalculável, termos tido a possibilidade de ler sobre Metodologia, Pedagogia, Psicologia, Nutricionismo, Prevenção de Lesões, Técnica, Táctica, Físico e Psicológico.
Foi ainda de uma satisfação de realização enorme, termos lido a parte específica do treino do guarda-redes;
Posicionamento, Apoios, Concentração, Deslocamentos, Organização, Feedback, Criatividade, Leitura, Inteligência, Iniciativa, Decisão, Coragem, Valentia, Pressão, Segurança, Reflexos, Reacção, Atenção, Orientação, Liderança, Educação, Rigor, Tempos, Postura, entre tantos outros adjectivos publicados semanalmente por Litos Soares.
Ao cabo destas últimas 25 semanas, estamos certos que foram muitos, mas muitos mesmo, que recolheram através das Crónicas de Litos Soares, muitos e preciosos ensinamentos.
Numa conversa extremamente amiga e cordial, FafeDesportivo e Litos Soares, entenderam, por bem, fazer um interregno na publicação das suas Crónicas, dado que os campeonatos estão no seu início. Ou seja, trata-se de um até já…  
Até ao regresso, queremos aqui publicamente agradecer e simultaneamente enaltecer o magnífico, o excelente e o meritório trabalho daquele que é, indubitavelmente, um grande Treinador de Guarda-redes, de seu nome… Litos Soares!

Nota: Concordamos na plenitude com o Treinador quando nos diz que é avesso às tácticas do 4x3x3, 4x4x2, 4x5x1, 4x2x4…então e o guarda-redes?

0 comments:

Enviar um comentário