quarta-feira, 2 de julho de 2014

Volta a Portugal em bicicleta, 76.ª, com início em Fafe no final deste mês (30 de Julho)


Texto e fotos: Abel Castro c/ Rafael Marques

A Volta a Portugal, ou parte de Portugal, em bicicleta, tem início este ano na nossa cidade de Fafe, com um prólogo por equipas de 6.8 Km.
Todo o "quartel general" será insatalado em Fafe uns dias antes, até porque a apresentação das equipas costuma realizar-se no dia anterior ao Prólogo.

Depois de assinaladas as Bodas de Diamante, em 2013, a Volta a Portugal Liberty Seguros continua a renovar-se. Este ano, com realização entre 30 de julho e 10 de agosto, dá continuidade a uma tradição que, ano após ano, faz parte do imaginário popular associando o fenómeno desportivo da Volta, ao calor e às festas populares do verão.


O mapa da prova tem assinalado 1613,4 Km de competição entre Fafe e Lisboa, ainda não é desta que se recupera o Alentejo e o Algarve, com diversos tipos de terreno para diferentes especialistas, ainda que os trepadores, como sempre, tenham vantagem na prova que, à semelhança das grandes corridas internacionais, consagra a montanha como cenário de excelência para as grandes emoções da competição.


Julgamos ter uma Volta equilibrada com todos os ingredientes para quase duas semanas de intensa luta pela vitória, afirma Joaquim Gomes, diretor de prova da 76ª Volta a Portugal Liberty Seguros que chama a atenção para a sequência de quatro dias sempre a subir na primeira fase da prova. A chegada a Braga, Montalegre, à Sr.ª da Graça e depois a chegada à Assunção, em Sto. Tirso, são efetivamente quatro dias com quatro chegadas muito difíceis. Sublinho também as várias estreias de 2014, assim como os regressos de Gondomar e especialmente de Braga que estava há mais de 40 anos afastada dos grandes palcos da Volta a Portugal. De forma inédita iremos ter nesta etapa intermédia um circuito com passagens no Bom Jesus e no Sameiro que vão provocar as primeiras grandes diferenças.


76.ª Volta Portugal Liberty Seguros












Etapas





30 julho - Prólogo - Fafe-Fafe - 6,8km

31 julho - 1ª Etapa - Lousada - Maia - 183,5km




01 agosto - 2ª Etapa - Gondomar - Braga - 171,8km


02 agosto - 3ª Etapa - Viana Castelo - Montalegre - 180km


03 agosto - 4ª Etapa - Boticas - Mondim Basto - 192,5km


04 agosto - 5ª Etapa - Alvarenga - Santo Tirso - 161,3km


05 agosto - 6ª Etapa - Oliveira do Bairro - Viseu - 155km


07 agosto - 7ª Etapa - Belmonte - Torre (Seia) - 172,5km


08 agosto - 8ª Etapa - Sabugal - Castelo Branco - 194km


09 agosto - 9ª Etapa - Oleiros - Sertã - 28,9km


10 agosto - 10ª Etapa - Burinhosa - Lisboa - 167,1km

0 comments:

Enviar um comentário