quarta-feira, 2 de julho de 2014

Sérgio Pereira à conversa com FafeDesportivo: "Confirmo que sou treinador do Regadas para a próxima época"



Texto e fotos: Abel Castro



- Não estava nos meus planos ser treinador tão cedo

- Vítor Pacheco foi o grande obreiro da minha estreia

- Como alguns Directores do Silvares fizeram crer, nunca voltei com a palavra atrás

- O G.D. Silvares marcou-me para sempre

- O Regadas não é um clube, é uma família

- Não consigo dizer não à minha freguesia.





FafeDesportivo: Sérgio comecemos pela sua estreia como técnico principal no G.D. Silvares. Estava já previsto o início da carreira de treinador, ou aconteceu por acaso?
Sérgio Pereira: Não estava nos meus planos ser treinador principal tão cedo, tinha acabado a minha primeira época como treinador adjunto do Vítor Pacheco. Mas, entretanto ele teve o convite para adjunto no FC LIXA, e, como é óbvio não iria como adjunto com ele, até lhe tinha dito que seria uma forma de ver outros campeonatos, também iria dedicar mais tempo à minha família. Mas, um dia o Sr. Jorge Teixeira ligou-me e perguntou-me se aceitava treinar o GD SILVARES, pedi-lhe para poder pensar no assunto, conversei com o Pacheco e foi ele o grande obreiro desta minha primeira aventura no GD SILVARES.
FafeDesportivo: Os jogadores que compuseram o plantel do Silvares não deram garantias. Foi o Sérgio que os escolheu, ou foi a Direcção do G.D. Silvares?
Sérgio Pereira: Em primeiro não concordo com a sua opinião porque os jogadores do GD SILVARES deram-me sempre garantias de poder fazer um campeonato tranquilo, a direcção apenas me pediu a manutenção, quando saí estávamos acima da linha de água, logo dentro dos objectivos. São jogadores com muito valor, fui eu que os escolhi a todos mediante o orçamento que me foi dado pela direcção.
FafeDesportivo: Tinha boas condições de trabalho em Silvares? A Direcção esteve sempre consigo?
Sérgio Pereira: Tive sempre boas condições de trabalho. O GD SILVARES em termos de condições de trabalho quer em relação ao campo ou mesmo em termos de equipamentos e etc.. sempre foi organizado. Em relação à direcção sinto que até Dezembro a direcção valorizava todo o trabalho até aí desenvolvido.
FafeDesportivo: Acabou por sair após a goleada em casa com o Pica. Ainda havia muito campeonato. Porque o fez?
Sérgio Pereira: Sim, nesse jogo tinha alertado que seria dos jogos mais difíceis. Primeiro, devido há mudança de treinador o que por si só galvaniza sempre uma equipa. Depois porque conhecia bem os jogadores do ACD PICA e a classificação não mostrava o real valor da mesma. Foi um jogo em que realmente não existimos, esse foi um acidente de percurso. No intervalo desse jogo vi que alguns membros da direcção não estavam muito contentes, como é normal, mas pior foi dizendo que era a maior humilhação do GD SILVARES. A seguir ao intervalo falei com o meu adjunto (CHICO) e transmiti-lhe que iria pôr o lugar à disposição no final do jogo, e foi isso que aconteceu. Primeiro transmiti aos jogadores, de seguida transmiti à direcção. Como alguns membros da direcção fizeram crer eu nunca voltei atrás na minha palavra, a minha decisão era irreversível, visto que nesse dia não vi grande vontade da parte deles.
FafeDesportivo: Não achou surpreendente o convite do Regadas. Dava a sensação que a equipa estava a realizar uma época regular…
Sérgio Pereira: Sim, em certa parte foi surpreendente, já que o GCD REGADAS vinha fazendo um campeonato regular. Muitas das vezes o nosso trabalho poderá não ser reconhecido em certos sítios mas noutros haverá sempre alguém atento ao trabalho que a gente desenvolve, e foi isso que a direcção do GCD REGADAS teve em conta.
FafeDesportivo: Integrou-se melhor no Regadas que no Silvares. Onde esteve a diferença?
Sérgio Pereira: Não concordo consigo nessa questão, porque fui tanto no GD SILVARES como no GCD REGADAS a mesma pessoa com os mesmos métodos de trabalho e, sendo sempre parte da solução. Em termos de diferenças é que o GD SILVARES é um clube que irei respeitar sempre, foi lá que acabei a carreira de jogador distrital, foi lá mas com o convite do Mister Pacheco que me tornei treinador adjunto e no ano seguinte me tornei treinador principal. É um clube que me irá marcar para sempre e ao qual estarei sempre grato, também aos sócios e simpatizantes porque sempre me respeitaram, desde já o meu muito obrigado. O GCD REGADAS, costumo dizer que não é um clube, aquilo é uma família, tal é a união existente, é daqueles clubes em que se gosta de estar, existem poucos adjectivos para definir o Regadas, só quem lá passa ou está, é que o poderá dizer.
FafeDesportivo: O futebol actual é muito mais físico. Mais contacto. O Sérgio enquanto jogador gostava de jogar em técnica e posse. Qual é o melhor modelo?
Sérgio Pereira: Não existe modelo perfeito, as características dos jogadores é que te levam a optar por um modelo de jogo. Você defini-me como tecnicista, mas eu acho que era mais à base da raça e do querer, sempre dei o máximo nos clubes onde passei. Como treinador tento aliar essa raça a um jogo com posse e técnica.
FafeDesportivo: Conseguiu aquilo que a Direcção do Regadas pretendia desde o início da época, a manutenção. Teve algum prémio especial?
Sérgio Pereira: Sim, foi conseguido mas aqui tenho que enaltecer o trabalho do Mister Águia, e principalmente daqueles fabulosos jogadores. Eram só 18 e muitas das vezes com lesões e castigos éramos 13 ou 14 e foram verdadeiros campeões. Sempre tiveram uma disponibilidade para o trabalho fantástica e como homens são sensacionais. E já agora este pequeno à parte, o futebol só existe porque existem jogadores, por isso faço aqui um apelo, respeitem sempre os jogadores porque eles é que são os artistas, não são os directores ,treinadores, roupeiros etc…
FafeDesportivo: Depois do campeonato terminado, voltou a calçar as chuteiras para ser campeão na U.D. Torrados. Vamos ter Sérgio treinador ou jogador?
Sérgio Pereira: Sim é verdade, não consigo dizer que não à minha freguesia. É uma freguesia que respira futebol, vive futebol, é mesmo contagiante. É dos clubes que mais povo movimenta, faça chuva ou faça sol. Temos agora a final da taça no dia 12 no estádio municipal de Felgueiras aproveitem, dêem lá um salto e vejam a qualidade de muitos dos jogadores presentes e do muito público que certamente la estará. Quanto à última questão serei só treinador.
FafeDesportivo: Um dia disse-nos que estava na disposição de voltar a ser adjunto, só de Vítor Pacheco. Porquê?
Sérgio Pereira: Só de Vítor Pacheco porque foi com ele que tudo começou, agradeço-lhe novamente aqui porque me convidou para adjunto, por isso disse e repito ,que iremos ainda trabalhar juntos , disso não tenha a menor dúvida ,é uma pessoa que sabe estar ,GRANDE TREINADOR E GRANDE AMIGO!
FafeDesportivo: Está a preparar a próxima época de novo a treinar o Regadas, trazendo consigo alguns campeões em Torrados. Pelo menos consta-se. Confirma?
Sérgio Pereira: Confirmo que serei treinador do Regadas, agora em relação a trazer jogadores não! Eu não contrato ninguém, dei uma lista à direcção com alguns nomes, possivelmente poderá estar algum destes que acabou de mencionar. No Regadas só se anuncia jogadores quando eles assinam, nunca se anuncia hipotéticos jogadores, não faz parte da política do clube.
FafeDesportivo: Sente que ficou ligado à descida do Silvares?
Sérgio Pereira: Sinto-me ligado porque fui lá treinador, mas não me sinto responsável, enquanto treinador do GD SILVARES dei sempre o melhor de mim. Saí do clube com 15 jogos e 16 pontos. Até aí posso responder, depois disso não posso nem me sinto responsável. Já tive alguns sócios de Silvares que em conversa comigo me disseram que fui o menos culpado da descida. Espero e desejo que o clube volte o mais rápido possível a esta divisão e tem um óptimo historial.
FafeDesportivo: Onde pretende chegar como treinador? A um Pro Nacional por exemplo?
Sérgio Pereira: Não lhe posso dizer que quero isto ou aquilo, agora que irei sempre trabalhar para ser melhor e mais completo disso não tenha dúvidas, depois tentarei sempre chegar o mais longe possível, nunca lhe poderei dizer o quão longe seria possível.
FafeDesportivo: Quer deixar alguma mensagem/recado para alguém em especial?
Sérgio Pereira: Faço minhas as palavras do Mister Marcelo Fernandes. A  A.F. de BRAGA tem que rever os começos dos campeonatos .





0 comments:

Enviar um comentário