sábado, 5 de julho de 2014

Rali de Portugal passa na Lameirinha em 2015?

       Fonte: Autosport

A informação carece ainda de confirmação do Automóvel Clube de Portugal (ACP) que tem agendado para a próxima quarta-feira, dia 9 de Julho, às 18h00, uma conferência de Imprensa onde dará a conhecer as linhas mestras da edição de 2015 do Vodafone Rally de Portugal, e logicamente a sua localização, a Sul ou a Norte. Pelas informações que circulam, tudo indica que o Rali vai mesmo rumar a norte.
Na semana passada, o AutoSport falou com Carlos Barbosa, presidente do ACP, que revelou na altura que continuava a não existir uma decisão definitiva em relação à mudança do centro nevrálgico da prova do Mundial de Ralis, no próximo ano adiantando também que a decisão definitiva deveria ocorrer numa janela de tempo que não deveria ultrapassar 15 dias, pelo que neste momento tudo estará decidido ou muito perto disso.
Segundo atestou Barbosa na altura, que não especificou quantas câmaras municipais faltavam dar o aval para que a passagem da prova para o norte pudesse ser uma realidade concreta, “enquanto não tivermos confirmações, por escrito, das câmaras envolvidas na passagem do rali para norte, não tomamos a decisão de avançar com o rali para o norte”.
Contudo, havia alguns dados mais concretos, caso a prova abandone mesmo a região do Alentejo e Algarve que a tem acolhido nos últimos dez anos. Se há pouco tempo se soube que, se a prova se centralizar no norte, a cidade escolhida para abarcar toda a estrutura do rali será Matosinhos, também já se sabe que a prova deverá mudar inevitavelmente de data, deixando de se realizar em abril para ter lugar num dos meses de verão, podendo realizar-se tanto em junho, julho ou setembro.
A este propósito, Carlos Barbosa adiantou que “se o rali for para o norte não podemos correr riscos e acontecer o que aconteceu em 2001. Precisamos de minimizar esses riscos, nomeadamente, o do aparecimento da chuva e da lama que podem complicar a prova”. Em todo o caso, o mesmo responsável que é também presidente da Comissão do WRC, adiantou igualmente que “tudo dependerá das vagas do calendário nas datas que queremos”, não deixando de referir também que “nesta altura, não vale a pena pôr sequer o problema da eventual mudança de data à FIA pois a questão só fará sentido se o rali for para o norte”. Dentro de quatro dias, haverá a confirmação oficial da localização do rali e da sua estrutura.



0 comments:

Enviar um comentário