quarta-feira, 2 de julho de 2014

Natação A.D. Fafe: Fafenses nadaram para o Ouro debaixo de chuva. Margarida Leite e Beatriz Oliveira Campeãs Regionais, 11 medalhas e 44 recordes pessoais!


Fonte: ADF

Os golfinhos da Associação Desportiva de Fafe voltaram a espalhar classe e talento nas piscinas, desta vez nos Campeonatos Regionais de Infantis, realizados no Complexo Olímpico de Piscinas de Vila Nova de Famalicão (50m). Embora o espaço deste complexo, ao ar livre e dotado de um espaço relvado amplo, seja bastante agradável para os adeptos, para os organizadores da competição e para outros intervenientes secundários, o mesmo não se pode dizer dos nadadores, as figuras principais, que tiveram que lutar contra condições adversas à prática e limitadoras do seu desempenho. Desde logo, a temperatura da água, 23o C, bem abaixo do limite de 25o C a 28o C recomendado pela FINA, no ponto FR 2.11 do Capítulo II do seu regulamento geral.
As condições meteorológicas também não ajudaram, já que grande parte do primeiro dia de competição foi realizado debaixo de chuva, com temperaturas do ar entre os 15o C e os 19o C e bastante vento. Tratando-se de uma competição para crianças entre os 11 e os 14 anos, não estavam, definitivamente, reunidas as melhores condições. A existência de uma piscina de relaxamento (interior e aquecida) era fundamental para, entre outros, evitar uma maior exposição ao frio por parte dos nadadores, mas a mesma não foi, infelizmente, disponibilizada pela organização.
Ainda assim, os fafenses foram uns verdadeiros guerreiros e venceram mais uma batalha, contra todas as evidentes limitações. Prova disso são os impressionantes 44 novos recordes pessoais, em 54 inscrições, com direito a 11 medalhas individuais, dois títulos regionais 7 classificações nos primeiros 5 lugares, muito próximas das medalhas.
O mais medalhado dos nadadores da ADF nesta competição foi Romeu Fernandes, vice-campeão em duas provas, terceiro classificado noutras duas e a centésimos do pódio em mais uma. Nos 400m Livres ficou próximo do título regional, perdendo com dois verdadeiros campeões que lutaram consigo até ao último centímetro da prova. João Freitas mostrou grande determinação e conseguiu 3 segundos lugares, ficando apenas a 6 centésimos do título nos 200m Estilos, apesar de se encontrar limitado por uma gripe que o condicionou nos dias anteriores à competição. Mas Beatriz Oliveira e Margarida Leite não se deixaram ficar e sagraram-se Campeãs Regionais, com duas subidas ao pódio, cada uma. Beatriz Oliveira confirmou o estatuto de Campeã nos 100m Mariposa e ainda obteve o 2º lugar nos 200m da mesma técnica, 10 minutos após os 400m Livres, duas das provas mais exigentes do programa. Já Margarida Leite conseguiu o seu primeiro título regional nos 100m Costas, atingiu o 3º lugar nos 800m Livres e classificou-se nos primeiros 5 lugares em todas as provas que nadou.
Rui Martins foi um dos nadadores que mais evoluiu nestes campeonatos, depois de uma época inconstante, devido a várias lesões e limitações clínicas que interromperam a sua preparação. O fafense melhorou todas as suas marcas e ficou próximo do pódio nos 200m Costas (4º lugar), falhando, porém, o grande objetivo de obter mínimos de participação nos Campeonatos Nacionais. Francisca Carvalho melhorou os seus tempos em 4 provas, com destaque para os 400m Livres. Beatriz Alves conseguiu melhorar em 3 provas, assim como Tânia Meireles, nadadora com grande potencial que se apresentou abaixo da sua melhor forma, tendo contribuído para este fator a menor assiduidade aos treinos nos últimos meses. Francisco Steinmaier continua a sua evolução no sentido ascendente desde que se dedicou sem limitações aos treinos, com 5 recordes pessoais em 5 provas e um 4º lugar nos 200m Mariposa, muito próximo da sua primeira medalha em Campeonatos Regionais. João Peixoto conseguiu 4 recordes pessoais e o destaque vai para a evolução da qualidade técnica de nado em todos os estilos. Rui Pinto melhorou todos os seus tempos, com boa atitude competitiva.
A natação da ADF afirma-se, cada vez mais, como uma referência regional, apesar das limitações causadas pela falta de espaço e condições na “velhinha” Piscina Municipal de Fafe, da insuficiência de apoios públicos e privados, e de protocolos com diversas entidades que permitam aos nadadores fafenses deslocar-se a outras localidades para treinar em piscinas com dimensões olímpicas (50m). Segundo o ex-nadador consagrado da ADF e técnico dos Infantis, Rui Ribeiro, “com melhores condições e os apoios necessários, poderemos, nos próximos anos, estar perante a melhor geração de nadadores que alguma vez passou pelo clube. Temos resultados de grande nível em todos os escalões, desde a formação à equipa principal, nadadores nas seleções regionais e nacionais, uma estrutura forte e coesa e gente que sabe o que faz.” O técnico fafense fez questão de agradecer “às pessoas que me têm acompanhado e ajudado de forma gratuita, mas dedicada, durante os treinos e nas competições e a todos os monitores e treinadores da ADF, pelo excelente trabalho que têm realizado” e relembrou que “a secção de natação e os próprios pais dos nadadores têm feito um grande esforço financeiro para que estes possam treinar em piscina de 50m e pagar os valores elevados exigidos pela utilização das pistas, comprar equipamentos, material, deslocações para competições, etc.”.
Os infantis preparam-se agora para a última competição da época, os Campeonatos Nacionais, que decorrerão em Loulé, entre os dias 18 e 20 de Julho.

0 comments:

Enviar um comentário