quinta-feira, 24 de julho de 2014

Jorge Coroado falou sobre arbitragem em Fafe...“Para mim, este mundial teve o pior conjunto de arbitragem de campeonatos do mundo”



 Fonte: CMF

Jorge Coroado falou dos desafios da arbitragem em colóquio em Fafe

Ex-árbitro não poupou críticas à arbitragem atual, num encontro promovido pela Câmara de Fafe


Jorge Coroado, ex-árbitro de futebol, foi o convidado do primeiro colóquio promovido pelo Pelouro do Desporto, da Câmara Municipal de Fafe, no âmbito de um conjunto de sessões temáticas com o objetivo de contribuir para o enriquecimento e capacitação dos diversos intervenientes no fenómeno desportivo local, regional e nacional.
Foram duas horas de conversa, em que Jorge Coroado falou dos direitos e deveres de um árbitro, do trabalho de um profissional desta área e dos incómodos que pode ter a nível pessoal e profissional.
“O árbitro tem, acima de tudo, de ter integridade, atitude e saber comportar-se. Se não for capaz de olhar para si próprio, seguramente não tem capacidade de julgar os outros”.
Jorge Coroado que foi árbitro durante 25 anos, 11 dos quais como internacional, olha para o futebol da atualidade com desconfiança, considerando que “qualquer dia, vamos ter futebol feito por máquinas”.
“O futebol de alta competição já não é desporto, é uma indústria que envolve muitos interesses”.
Sobre o papel do árbitro dentro das quatro linhas, Jorge Coroado lembrou que a arbitragem “não pode ser um meio para atingir um fim, tem de ser exatamente o contrário”.
“Emocional e psicologicamente, o árbitro não devia ser pago pelo desempenho da arbitragem, mas sim pelo desempenho psicológico, pois são um auxiliar tremendo no equilíbrio da população”.
A conversa deu ainda para se falar do último campeonato do mundo de futebol. O ex-árbitro não poupou críticas aos árbitros escolhidos.
“Para mim, este mundial teve o pior conjunto de arbitragem de campeonatos do mundo”.
Na tertúlia, houve ainda tempo para recordações. Jorge Coroado falou de alguns dos momentos mais polémicos da sua carreira, entre os quais o que ficou conhecido com o caso da “Azia do Coroado”, referente ao Jogo entre o Chaves e o Sporting, ou o caso da expulsão de Caniggia, no jogo Benfica-Sporting.
No final do encontro, Pompeu Martins, vereador com o pelouro do Desporto na Câmara de Fafe, disse-se satisfeito com este primeiro encontro.
“Este é o primeiro de uma série de colóquios sobre desporto que estamos a organizar. Consideramos que esta troca de experiências é enriquecedora para todos nós e o Jorge Coroado mostrou, esta noite, o que é ser árbitro. Estamos muito satisfeitos”.







0 comments:

Enviar um comentário