segunda-feira, 28 de julho de 2014

Festa da Volta começa já amanhã em Fafe: RTP faz dois programas em direto de Fafe amanhã, a partir das 14H15 e 4ª feira (Consulte o programa)


Texto: CMF/Foto: Abel Castro


Amanhã a partir das 14H15 até às 18H00, vão ser apresentadas as 17 equipas que participam na edição deste ano da Volta a Portugal.
O local escolhido é a renovada Praça das Comunidades (na imagem), com transmissão em directo na RTP.
A RTP instala-se em Fafe durante dois dias para dois programas, numa parceria com a Câmara Municipal.
Amanhã, o Programa de Apresentação da Volta, que vai decorrer na Praça das Comunidades, terá uma duração de quatro horas e vai contar com uma vasta programação de animação.
Mas o programa é muito mais do que bicicletas. Durante a tarde, a RTP dará a conhecer instituições e alguns projectos locais, nomeadamente o Museu das Migrações e da Imprensa, com Pompeu Martins, vereador da Cultura, na Câmara de Fafe, haverá uma recreação de Fafe dos Brasileiros, pelo Grupo Nun’Álvares, serão apresentados os gigantones e cabeçudos da Cercifafe. Os Restauradores da Granja vão fazer um passeio de bicicletas antigas, com a particularidade dos condutores estarem vestidos à época e haverá ainda tempo para um encontro de palhaços, promovido pela Fafe Cidade das Artes e a participação da escola de Bailado de Fafe.
Por este programa, vão passar ainda as tradições do concelho.
O jogo do pau vai estar representado pela Sociedade de Recreio Cepanense e pelo Centro Cultural e Recreativo da Juventude de Cepães, estará presente a artesã Fátima Nogueira, com os chapéus de palha e Armando Teixeira e o filho a trabalhar a arte do Ferro, ao vivo.
A tarde será ainda animada como muita música.
Na quarta-feira, o programa terá a duração de uma hora, sensivelmente. Com início marcado para as 14H45, na Praça 25 de Abril, vão passar pelo programa, entre outros, o presidente da autarquia, Raul Cunha e José Martins, antigo ciclista e filho da terra.
Pelo palco da RTP, durante o programa vai passar também o jovem Vasco, com o toque de bombo, produtores de gado barrosão, com três exemplares campeões e Clarisse Fernandes, artista que faz a fusão entre a música brasileira e a minhota.
Para além destes, haverá muita mais música e animação na Praça 25 de Abril.

Fafe marca o arranque da Volta a Portugal, com o prólogo de 6,8 km na quarta-feira.

A concentração dos ciclistas está marcada para as 13H00, no Pavilhão Multiusos, sendo que a partida do primeiro ciclista será às 15H00 e do último, às 17H20.
A prova que anualmente faz as delícias dos amantes dos desportos das duas rodas dará continuidade a uma tradição que, ano após ano, incorpora o imaginário fafense.
Refira-se que a volta a Portugal, que vai já na edição 76, parte de Fafe a 30 de Julho e termina a 10 de Agosto em Lisboa, tendo no calendário uma homenagem, em Torres Vedras, ao corredor Joaquim Agostinho, falecido há 30 anos, e as tradicionais subidas à Senhora da Graça e Torre na Serra da Estrela.

O Prólogo de Fafe:


Início no Pavilhão Multiusos às 15H00 em direcção ao Retiro, com passagem por Golães, Rua Cidade de Guimarães (E Leclerc), Rua dos Aliados, Serpa Pinto (Café Académico) e Praça 25 de Abril (meta).

0 comments:

Enviar um comentário