terça-feira, 22 de julho de 2014

Entrevista com Pedro Ismael..."Não é todos os dias que dois irmãos defendem o clube da sua terra". "Também quero homenagear o meu avô"!


Texto e fotos: Abel Castro



FafeDesportivo à conversa com Pedro Ismael, jogador do O.F.C. Antime...

- Ao longo do meu percurso de desportista, tentei sempre na íntegra conciliar uma vida de formação académica

- Já fui campeão no Antime com o treinador Abel Castro (Director do FafeDesportivo)

- Tive uma panóplia de escolhas que não foram viáveis para a minha vida profissional

- Tenho esperança de um dia jogar na A.D. Fafe

- Concluí ontem o Mestrado na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (Via Ensino)


- Não me sinto craque. Sou mais um para ajudar o Antime

- Direcção do Antime foi incansável desde o 1.º dia.

- O meu pai foi sempre o treinador de casa!




FafeDesportivo: Pedro, após uma carreira onde já conheceste vários clubes, destacámos o teu “baptismo” no V.S. C. Guimarães e também a tua passagem pelo Boavista F.C. Na época passada jogaste num escalão igual ao da A.D. Fafe, CNS, no Cinfães. Pergunto, porquê ingressar no Operário de Antime que disputa a divisão de Honra da A. F. Braga?
Pedro Ismael: Primeiramente, agradeço o convite que me foi dirigido pelo “FafeDesportivo” do qual, aprecio de todo em todo a atenção que me foi facultada. Ao longo do meu percurso de desportista, tentei sempre na íntegra conciliar uma vida de formação académica. Neste momento, findei os meus estudos e quero agora lançar-me no mercado de trabalho. Fui sempre educado e apologista de que os estudos ou o emprego são os ingredientes basilares para uma vida de excelência, ao nível pessoal e profissional. Para isso, era importante ter um clube próximo de casa, para que fosse possível dar continuidade a esta conjuntura.
FafeDesportivo: Já envergaste a camisola do Operário de Antime há 14 anos atrás. Tinhas 10 anos. Como recordas esse tempo?
Pedro Ismael: Recordo com saudade, é claro! Foi uma fase extraordinária. Após a minha chegada a Portugal, recebi o convite para ingressar no Operário de Antime, como campeão distrital da Alemanha (Sub7). Nesse ano, sob o comando do treinador Abel Castro (diretor do blog “Fafe Desportivo”), tive novamente a felicidade de ser campeão, mas agora no torneio da Câmara Municipal de Fafe. Criei muitas amizades que ainda hoje são uma verdadeira inspiração.
FafeDesportivo: És um jogador com uma excelente técnica, és também exímio nas bolas paradas e funcionas tipo um playmaker na zona intermediária. Não te surgiram outros convites?
Pedro Ismael: Sim. Posso afirmar que durante toda a minha fase de “Sénior”, este ano surgiu uma panóplia de escolhas, em que tive a faculdade de optar. No entanto, como referi anteriormente essas não seriam viáveis para a minha vida profissional.
FafeDesportivo: Falemos do clube da tua cidade. És ainda jovem, tens somente 24 anos. Acalentas a possibilidade de jogar um dia na A.D. Fafe. Gostavas de o fazer?
Pedro Ismael: Sim. Apesar de não ter realizado a minha formação na A.D.Fafe - mas sim no Vitória de Guimarães - sempre tive o desejo de defender as cores da minha cidade. Ainda tenho esperança de que um dia as possa dignificar.
FafeDesportivo: O facto de por vezes deixares a tua carreira de futebolista para segundo plano tem sido rentável? Como estamos nesse capítulo?
Pedro Ismael: Acabei precisamente, ontem, de concluir o Mestrado na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (Via Ensino).
FafeDesportivo: Voltemos ao Antime. Sentes-te o “craque” da equipa, ou vens com ganas de “fazer estragos” em todos os campos onde vais actuar?
Pedro Ismael: Não me sinto o “craque”! Sinto-me, sim, atleta do Operário de Antime. Sou mais um jogador que vai dar o seu contributo à equipa, com a convicção de atingir as metas desejáveis da coletividade.
FafeDesportivo: Esta passagem pelo Antime servirá de rampa para voltarmos a ter o Pedro Ismael a competir nos campeonatos nacionais? Na segunda Liga por exemplo? Ou nunca pensaste nisso?
Pedro Ismael: Todos os anos dou o meu melhor contributo, independentemente da divisão em que me encontro. É natural que caso surjam convites de divisões superiores, serão analisados da melhor forma, mas nunca prejudicando a minha vida profissional.
FafeDesportivo: Já sabemos que vais pela primeira vez jogar na mesma equipa do teu irmão, Serginho. Qual é a sensação?
Pedro Ismael: Confesso que me sinto radiante. Já tive muitas experiências ao nível do futebol, mas esta supera todas elas. Pois, não é todos os dias que vimos dois irmãos a defender as cores da sua terra.
FafeDesportivo: Apesar de algumas contrariedades, já citadas, continuas a amar o futebol. Imaginas-te a jogar na 1.ª Liga do futebol nacional?
Pedro Ismael: Todos os que praticam a modalidade de futebol sonham com a primeira liga. É óbvio que essa situação está longe de acontecer. Contudo, independentemente da divisão que se encontre um jogador, o profissionalismo deve estar sempre presente.
FafeDesportivo: Queres deixar algum recado/mensagem/ agradecimento para alguém em especial?
Pedro Ismael: Sim. Desde já agradeço o convite que me foi feito pelo Operário de Antime, pois desde o primeiro momento, a direcção foi incansável!
Todavia, também não podia deixar de relembrar o meu Avô Francisco Gonçalves, antiga glória do Antime. E, sem margem para dúvidas, devido ao seu falecimento neste ano, pesou nesta escolha de jogar no Operário de Antime, sendo um modo de o homenagear.
Por último, ao meu Pai, Ismael Gonçalves por ter sido um verdadeiro treinador de casa, pelo seu apoio e por me ter acompanhado todos estes anos na minha carreira futebolística.


1 comentário:

  1. Grande Pedro
    Desejo-te a maior sorte do mundo, porque mereces ser feliz.
    Parabéns pelo tua disponibilide para com o OFCA.
    Abraço
    xeirarmandotei

    ResponderEliminar