segunda-feira, 21 de julho de 2014

Campeonato Nacional BTT Down Hill: Restauradores da Granja é Vice-Campeão Nacional. Emanuel Sousa Campeão Nacional (Juniores); Diogo Pinto Campeão Nacional (Cadetes)

          Fonte: ACM


A equipa fafense dos Restauradores da Granja/Centro Óptico de Fafe sagrou-se vice-campeã nacional ontem em Mujães, Viana do Castelo.
Também os atletas dos Restauradores da Granja, Emanuel Sousa, na categoria de juniores e ainda Diogo Pinto em Cadetes, se sagraram campeões nacionais de BTT Down Hill.

Três títulos de Campeão Nacional, três de Vice-Campeão e três terceiros lugares é o excelente balanço da prestação de atletas e equipas do Minho no Campeonato Nacional de BTT Down Hill (XCM) disputado em Mujães (Viana do Castelo). Emanuel Sousa (juniores), Diogo Pinto (cadetes) e José Carneiro (master 40) são os novos Campeões Nacionais do Minho.
Os atletas minhotos, na sua esmagadora maioria formados em clubes da Associação de Ciclismo do Minho (ACM), averbaram excelentes resultados e conquistaram nove medalhas no campeonato nacional de BTT DHI. Depois da excelente prestação dos atletas e clubes do Minho no Nacional de BTT XCO (cinco títulos de Campeão Nacional, cinco de Vice-Campeão e dois terceiros lugares), foi agora vez dos pilotos de Down Hill participarem no nacional realizado em Mujães na presença de muito e entusiástico público.
Emanuel Sousa (juniores), Diogo Pinto (cadetes) e José Carneiro (master 40) alcançaram os títulos de Campeões Nacionais de BTT - DHI, enquanto Bruno Almeida (cadetes), Paulo Marques (master 50) e a equipa Restauradores da Granja - Centro Óptico de Fafe se sagraram Vice-Campeões Nacionais. No terceiro lugar do Campeonato de BTT DHI disputados em Viana do Castelo classificaram-se Carlos Martins (cadetes), Ricardo Soares (master 30) e a Ass. Desportivo Jorge Antunes/Bikezone.
A Direção da Associação de Ciclismo do Minho expressou, entretanto, a sua satisfação e orgulho pelo desempenho dos atletas e equipas minhotas, realçado que os mesmos são um estímulo para o prosseguimento do trabalho no âmbito da formação de atletas, visando a existência de mais e melhor ciclismo na sua área de jurisdição (distritos de Braga e Viana do Castelo).
Na categoria de elites, em que Francisco Pardal (Penacova DH/UD Lorvanense) revalidou o título de campeão nacional depois de duelo apertado com Emanuel Pombo (Liberty Seguros/Meo/Ciclomadeira), os atletas do Minho ocuparam seis dos dez primeiros lugares, classificando-se a partir do quinto posto e por esta ordem os seguintes atletas: José Borges (Assc. Desportivo Jorge Antunes/Bikezone), Gil Marques (FAC / Famalicense Atlético Clube), Rui Teixeira (Restauradores da Granja / Centro Óptico de Fafe), José Vasconcelos (Assc. Desportivo Jorge Antunes/Bikezone), Fernando Silva (Restauradores da Granja / Centro Óptico de Fafe) e João Ribeiro (Assc. Desportivo Jorge Antunes/Bikezone).
Filipa Peres (Liberty Seguros/Meo/Ciclomadeira) dominou a final feminina, impondo-se a Ana Costa (Mel de Cana/Ribeiro Seco) e a Margarida Bandeira (LCM Team Bandeira).
O vianense Emanuel Sousa (Restauradores da Granja / Centro Óptico de Fafe) sagrou-se campeão nacional de juniores obtendo melhor registo de tempo do que Rafael Sousa (MS Mad / Team Racing Portugal) e Rafael Calisto (Bike Stop / Kenny Racing), Segundo e terceiro classificados. Na categoria de juniores destaque também para os desempenhos do famalicense Raúl Rodrigues (Ass. Desportivo Jorge Antunes / Bikezone) em 4º lugar, do fafense Luís Costa (Restauradores da Granja / Centro Óptico de Fafe) em 5º, do vianense Nuno Martins (Seissa/A.C.R.Roriz/Matias e Araújo/Frulact) em 7º e do vizelense Francisco Salgado (Ass. Desportivo Jorge Antunes / Bikezone) em 8º.
O pódio da categoria de cadetes foi integralmente ocupado por atletas do Minho com o fafense Diogo Pinto (Restauradores da Granja / Centro Óptico de Fafe) a conquistar o título de Campeão Nacional, o famalicense Bruno Almeida (individual) o de Vice-Campeão e o vimaranense Carlos Martins (Ass. Desportivo Jorge Antunes / Bikezone) e alcançar o terceiro lugar. João Paulo Pereira (Ass. Desportivo Jorge Antunes / Bikezone) obteve o quarto melhor tempo na descida de Mujães, Rui Ribeiro (BTT Torcatense / Casa Myzé / Qüer) o 5º, Rodrigo Rodrigues (Ass. Desportivo Jorge Antunes / Bikezone) o 7º e Hugo Leite (Bicicleta Clube de Felgueiras) o 14º.
José Carneiro (FAC - Famalicense Atlético Clube), Campeão do Minho de BTT DHI e Vice-Campeão Nacional em 2013, sagrou-se Campeão Nacional em master 40, enquanto João Monteiro (Moto Galos) foi o segundo minhoto melhor classificado nesta categoria averbando o quinto posto.
Paulo Marques (FAC - Famalicense Atlético Clube), piloto de todo-terreno com várias participações no Rali Dakar, estreou-se no Down Hill com a conquista do título de Vice-Campeão em master 50, numa prova ganha por José Salgueiro (MCF/Xdream/Município de S. Brás) e em que Rui Claudino (Penacova DH / U.D. Lorvanense) foi terceiro classificado.
Campeão do Minho em master 30, o vimaranense Ricardo Soares (Ass. Desportivo Jorge Antunes / Bikezone) classificou-se em terceiro, atrás de Hélder Padilha (Penacova DH / U.D. Lorvanense) e Paulo Domingues (individual), respetivamente, primeiro e segundo classificados. Afonso Ferreira (Ass. Desportivo Jorge Antunes / Bikezone) obteve o quarto melhor registo de tempo, Jorge Afonseca (Restauradores da Granja / Centro Óptico de Fafe) o quinto, Natanael Alves (Moto Galos) o sexto, Josué Alves (individual) o sétimo e João Carvalho (FAC / Famalicense Atlético Clube) o décimo.
A equipa campeã nacional é a Penacova DH / U.D. Lorvanense, tendo a formação Restauradores da Granja / Centro Óptico de Fafe conquistado o título de vice-campeã nacional e a Ass. Desportivo Jorge Antunes / Bikezone o terceiro lugar. O FAC / Famalicense Atlético Clube terminou o Campeonato Nacional de BTT DHI em quinto lugar, o Bicicleta Clube de Felgueiras em sexto, o Seissa / ACR Roriz / Matias & Araújo / Frulact em 10º e o BTT Torcatense / Casa Myzé / Qüer em 11º.

No ano passado, no Nacional de Penela, conquistaram o título de vice-campeão José Carneiro (master 40), Diogo Pinto (cadetes) e a Associação Desportiva Jorge Antunes (equipas), enquanto Joaquim Dias (master 40) e Raúl Rodrigues (cadetes) foram terceiros classificados. O vencedor de masters 50 foi Augusto Pedrosa (Associação Desportivo Jorge Antunes) mas o título nacional não foi atribuído por apenas terem participado três pilotos nesta categoria.

0 comments:

Enviar um comentário