quarta-feira, 23 de julho de 2014

A entrevista que faltava: Pedro Castro ex-Presidente do Arões S.C....Além do cansaço, deixei de me identificar com personalidades e mentalidades atuais, contrárias aos meus princípios!


Por: Abel Castro

FafeDesportivo à conversa com Pedro Castro, ex-Presidente do Arões S.C.

- As chaves do clube iam ser entregues, não dormi nessa noite, e decidi avançar para a presidência

- Tornar o Arões na colectividade maior das freguesias de Fafe




A formação é fundamental para a vitalidade do clube

- A Taça A.F. Braga deve ser o principal objectivo para os próximos tempos

-Ser Presidente de um clube não é dispendioso, desde que haja critérios, cabeça e moderação

- Não podia deixar o clube sem mim e o Vítor Castro

- Espero e desejo que o Vítor Castro seja o futuro Presidente do clube

O futuro a Deus pertence, mas será muito difícil voltar a ser Presidente.

Como jogador, guarda-redes, Pedro Castro, natural e residente em Guimarães, defendeu as cores do Arões durante cinco temporadas. Após pendurar as chuteiras, Pedro deu início à sua actividade de dirigente na posição de responsável pelo futebol, durante dois anos.
Sempre em ascensão, e denotando já uma perfeita identidade com o Arões S.C., Pedro Castro chegou a líder da Direcção, cargo que desempenhou durante nove anos consecutivos. Em todo este período, nunca o Arões desceu de divisão, e estabilizou na antiga Divisão de Honra, hoje denominada por Divisão Pró Nacional da A.F. Braga. Na conclusão desta entrevista, Pedro Castro mostra uma confiança inabalável em Vítor Castro, homem da sua confiança, e que gostava ver a presidir a Direcção do Arões S.C.


FafeDesportivo: Pedro Castro, para trás fica uma linda história de um ilustre cidadão que ofereceu 16 anos da sua vida ao Arões S.C. Faça-nos uma análise sintetizada de todos estes anos no clube…
Pedro Castro: Foram anos de muito trabalho e dedicação a um clube que aprendi a gostar, primeiro como atleta, mais tarde como director desportivo, terminando como Presidente o que nunca sequer tinha imaginado ou tivesse essa ambição.
Como atleta, joguei no clube durante cinco épocas, nunca por dinheiro, mas sim pelo bem-estar que me proporcionou, ao qual nos últimos dois anos, já ajudava a formar o plantel sénior.
No final desses cinco anos o clube não tinha direcção e a solução passou por começar a ser dirigido por vários atletas e treinador de então, pediram-me colaboração a formar o plantel, ao qual eu aceitei.
Durante esses dois anos as coisas foram correndo bem, mas no final do mandato o clube caiu novamente num vazio directivo inultrapassável…
Eu, como director desportivo tinha o plantel formado para a época seguinte, mas não havia direcção. Então pensando mais com o coração, no último dia estipulado como prazo pelo Presidente da Assembleia Geral para a entrega das chaves do clube e sua consequente extinção, não dormi nessa noite, pensei e repensei, disponibilizei-me então para ser EU a solução no momento.
A partir daí foram dados passos sucessivos:
-Desde a confiança que teríamos de adquirir da parte dos sócios, das pessoas da freguesia e do conselho, demonstrando-lhes que estávamos ali apenas para trabalhar unicamente em prol do clube.
-Criar uma outra mentalidade, respeito, educação, confiança de todos os clubes e agentes desportivos envolvidos na competição.
-Definir como prioridade a fundamental e continua melhoria das condições do campo de futebol para atletas e espectadores até então muito precárias.
-Convencer a direcção do C.F.J.Arões a efectuar um protocolo de cedência de direitos de superfície por 25 anos do campo de futebol, para assim podermos recorrer a subsídios.
-Iniciar o alargamento do campo de futebol com apoio de subsídio.
-Iniciar a formação no clube com a escola de futebol “Os Arõezinhos”.
-Iniciar a construção da bancada por fases e sua cobertura sem garantias de conseguirmos o dinheiro necessário ou subsídio.
-Conseguir o arrelvamento do campo de futebol com subsídio.
-Implantar todos os escalões de formação no clube num total de 7 equipas com cerca de 170 atletas.
-Tornar o Arões Sport Clube na maior colectividade de futebol das freguesias do concelho de Fafe.
FafeDesportivo: Conseguiu obra em Arões. Não só nas infra-estruturas, mas também na consolidação da equipa no mais alto escalão da A.F. Braga. Não deve ter sido tarefa fácil…
Pedro Castro: Nada se consegue sem trabalho, sem dedicação e insistência. Não foi fácil, foram muitas horas, muitos dias de entrega por algo que aprendemos a gostar. Queremos que tenha algo de nós, da nossa imagem, que nos dê alento e força para continuar o trabalho em prol do clube.
O espírito de equipa dos directores, a humildade de trabalho da direcção, o respeito adquirido e a seriedade transmitida, foram alavancas que nos ajudaram sempre a conseguir os objectivos delineados progressivamente.
Quem trabalha em prol de um clube, tem de pensar sempre em conjunto, a palavra NÓS, tem de prevalecer.
FafeDesportivo: A Formação do Arões é das melhores do concelho e contempla todos os escalões. Foi uma aposta sua?
Pedro Castro: Sim, foi com a minha insistência e começou dois anos mais tarde do que pretendia. Na ocasião, havia hábitos e costumes que tiveram de ser ultrapassados.
Não bastava ter uma equipa de juvenis ou juniores sem bases no clube, sem mística, sem regras e hábitos de educação desportiva…perdia-se tempo e gastava-se dinheiro sem resultados práticos.
Era importante começar de baixo, com técnicos competentes e qualificados, para credibilizarem e ajudarem a implantar todas as regras, hábitos e mística do clube.
Era importante criar laços de amor clubístico, quer dos atletas, quer dos seus familiares para com o clube. Hoje a maioria dos directores do clube têm filhos a jogar lá.
A formação é fundamental para a vitalidade do clube, seja no aproveitamento de jogadores para a equipa sénior, seja no acompanhamento que os seus familiares dão ao clube, bem como nas renovações das direcções que com a passagem das várias gerações de atletas se renovam naturalmente. Os atletas de hoje, serão os directores de amanhã.
FafeDesportivo: Provavelmente vai recordar para toda a vida a final da Taça A.F. Braga que o Arões disputou no Estádio Afonso Henriques. Considera que foi o ponto mais alto em termos desportivos que vivenciou no clube?
Pedro Castro: Na verdade a presença na final, foi um marco muito importante na história do clube que recordarei com bastante orgulho. Nunca outro clube do concelho o tinha conseguido, sendo assim o Arões Sport Clube o primeiro a conseguir tal feito… pena não termos vencido.
No entanto o terceiro lugar alcançado na época passada e na época de 2009/2010, a somente dois pontos da subida aos Campeonatos Nacionais, foram também extremamente relevantes e inesquecíveis.
A conquista da taça A.F.Braga, era até aquela altura algo irrelevante, mas a partir de então deve ser naturalmente o maior desejo e objectivo do clube nos próximos tempos.
FafeDesportivo: Apostou quase sempre em treinadores da zona de Fafe. Gomes, Paulinho, César Salustiano, Miguel Paredes. Diga-nos porquê? Há algum segredo nisto?
Pedro Castro: Na verdade isso aconteceu sempre, não só pelas qualidades e competências dos respectivos técnicos, mas era fundamental que estivessem identificados com a mística e realidade do clube, que se adaptassem rapidamente, que fossem humildes, mas ambiciosos.
Nunca nenhum treinador, treinou o Arões Sport Clube por amor ao dinheiro, antes por gosto do que faziam e no que acreditavam em nós.
Todos que por lá passaram, ficaram amigos do clube, com a sua porta aberta e continuaram meus amigos pessoais.
FafeDesportivo: Em termos financeiros fica dispendioso ser Presidente de um clube como o Arões? Deixou dinheiro investido no clube?
Pedro Castro: Ao contrário do que possam pensar, ser Presidente de um clube não é dispendioso, desde que haja critérios, cabeça e moderação. Claro que não fazemos contas ao tempo que se dá ao clube, aos telefonemas, nem ao combustível, nem ao tempo que tiramos à família.
O que é preciso é, fundamentalmente muito trabalho, haver ideias, trabalhar-se em equipa, com humildade, com responsabilidade, com seriedade, com respeito, com educação e nunca ser-se cego na ambição.
 Se tivesse investido o meu dinheiro, o Arões Sport Clube de certeza que teria subido de divisão.
Temos de pensar-se que o clube não é nosso mas sim dos sócios e que quem vem a seguir pode dirigir o clube com estabilidade.
FafeDesportivo: Já no final do último mandato nos disse que se calhar era para terminar. No entanto continuou. Era cansaço? Sentia que, como se faz com os treinadores, era necessário mudar de rosto?
Pedro Castro: Continuei, como continuei noutros anos em que me preocupei sempre com o futuro do clube.
Era minha intenção terminar no final da época 2012/2013 a Presidência do clube, como já havia comunicado com antecedência aos meus colegas de direcção.
Cansaço exista sim, não do trabalho que temos a tratar dos assuntos do clube, nem dos problemas naturais que surgem no dia-a-dia do clube, mas sim, de ter de continuar a arranjar soluções financeiras para fazer face às despesas do clube. Foram onze anos a chatear quase sempre os mesmos amigos para ajudarem o clube, amigos na maioria fora de Arões, muitos deles nem conhecem o campo, nem a freguesia, que foram ajudando por amizade e consideração à minha pessoa.
O facto de eu não habitar, não ter familiares, nem empresa em Arões, limitou-me sempre na capacidade de influência sobre as pessoas e empresas que podem ajudar o clube.
No entanto após a brilhante presença na final da Taça A.F.Braga o coração voltou a falar mais alto, não podia deixar que o clube ficasse amputado de duas pedras fundamentais da sua organização de uma só vez, eu e Vítor Castro.
Tentei motivar o Vice-Presidente Vítor Castro a presidir ao clube, mas o mesmo também já tinha decidido antecipadamente que precisava de descansar.
Se ambos saísse-mos ao mesmo tempo, teria sido com certeza muito grave para o clube, que não estava preparado para tal.
A outra solução que existia não era o consensual e teria que se ir adaptando aos poucos. 
FafeDesportivo: Não foi no último mandato, mas aconteceu neste. Fim de ciclo para Pedro Castro no Arões S.C. Aqui, gostaríamos que nos dissesse ao pormenor o que o levou a cessar as suas funções, numa fase em que o Arões não subiu ao CNS por uma vitória e obteve um brilhante 3.º lugar final, com o clube completamente estabilizado. Pelo menos foi o que sempre transpareceu…
Pedro Castro: Tomei posse para um mandato de dois anos, mas com o acordo prévio de que  poderia  ser interrompido a qualquer momento, desde que eu o entendesse.
Em cinco mandatos a que presidi ao clube, exceptuando o convite ao actual director desportivo Paulo Martins que também não é de Arões e muito tem feito pelo clube, praticamente nunca trouxe ninguém para a direcção do clube, sempre trabalhei com quem apareceu e disponibilizou-se para ajudar.
Além do referido cansaço da pergunta anterior, apenas deixei de me identificar com personalidades e mentalidades actuais, contrárias aos meus princípios.
FafeDesportivo: Acha que foi uma sucessão normal, ou guarda recordações menos boas que ainda não teve oportunidade de tornar públicas? Nunca mais teremos Pedro Castro no Arões S.C. ? Ou entende que um dia é possível o regresso?
Pedro Castro: A sucessão será normal, hoje o clube está bem organizado e tem pessoas competentes em todos os escalões, sejam eles técnicos ou directores.
Com o prestígio que por mérito próprio foi adquirindo ao longo dos anos, o clube é apetecível e não terá mais problemas em encontrar quem o dirija.
Espero e desejo que o Vítor Castro seja o futuro Presidente do clube, é uma pessoa fundamental no presente do clube e que já trabalhou muito para o mesmo. Terá sempre o meu apoio, para além de gostar muito do clube é uma pessoa do futebol, equilibrado nas relações pessoais com atletas, técnicos, dirigentes ou pais de atletas.
Continuarei a acompanhar o clube como adepto e associado atento. O futuro a Deus pertence, mas será muito difícil voltar a ser Presidente.
FafeDesportivo: Quer deixar algum agradecimento/recado/crítica para alguém em especial?
Pedro Castro: Agradeço a todos aqueles que me acompanharam na direcção do clube ao longo destes anos e que em conjunto escrevemos páginas bonitas na sua história. Bem como a todos os amigos, sócios, patrocinadores, fornecedores e agentes desportivos que confiaram em mim e nos meus colegas de direcção. Ainda um agradecimento especial a todos os atletas e técnicos que vestiram a camisola do Arões Sport Clube, sempre com muito empenho e dedicação, acreditando em toda a direcção que os acompanhou e apoio dentro do possível.





0 comments:

Enviar um comentário